SAUDADE DOS MEUS PAIS

SAUDADE DOS MEUS PAIS

NÃO FUI UMA CRIANÇA AVENTUREIRA E SIM UMA CRIANÇA COM VONTADE DE VENCER NA VIDA. O MUNDO QUE EU VIVIA ERA MUITO CRUEL, ERA UM MUNDO QUE MÃO EXISTIA O CONHECIMENTO DA EVOLUÇÃO, ERA NASCER, PROCRIAR E FORMAR FAMÍLIAS. EXISTIA OS PODERES DOS CORONÉIS QUE DOMINAVAM AS TERRAS, E OS MENOS FAVORECIDOS, ERAM ESCRAVOS, EU MESMO NÃO PASSEI POR ESTA SITUAÇÃO, MAS O MEU PAI CONTAVA HISTÓRIAS TERRÍVEIS DESTES CORONÉIS. MEU PAI FALAVA TAMBÉM DAS ATROCIDADES DESTES CORONÉIS COM OS SEUS OPONENTES. AQUELES QUE DESOBEDECESSEM APANHAVAM ATÉ SAIR DE SUAS PELES, DEPOIS ELE MANDAVA DAVA DAR BANHO DE SAL GROSSO PARA QUE FOSSEM CURADOS. POR ISSO EU PASSEI, MAS PASSEI POR SECAS E FALTA DO DO ALIMENTO, PASSEI MUITA FONES. FOI POR ISSO QUE EU QUIS FUGIR DE CASA. POSSO ATÉ DIZER QUE FOI UMA AVENTURA, POIS PARA A ÉPOCA ERA MUITO DIFÍCIL UM SER HUMANO SE AVENTURAR, PRINCIPALMENTE NUMA CIDADE GRANDE, NA REALIDADE EU QUERIA ERA FUGIR DE ALGO QUE NÃO ERA BOM PARA MIM. AS DIFICULDADES ERAM MUITAS. EU MESMO NÃO SABIA DA NOÇÃO DO QUE EU ESTAVA FAZENDO, SÓ SABIA DA VONTADE DE SAIR DAQUELE LUGAR, MESMO SENDO CRIANÇA SABIA QUE NÃO TINHA FUTURO NAQUELE LUGAR, A ÚNICA CERTEZA ERA A VONTADE DE IR EMBORA, O EU QUERIA ERA UM MUNDO MELHOR PRA MIM E PARA MINHA FAMÍLIA, PARA ISSO EU TINHA QUE SAIR DA CASA DOS MEUS PAIS, MAS PARA ONDE IR? SÓ SABIA QUE SE EU QUISESSE UM FUTURO MELHOR, TINHA QUE IR MORAR NUMA CIDADE GRANDE, ONDE EU PUDESSE ESTUDAR, TRABALHAR E GANHAR DINHEIRO PARA AJUDAR MINHA FAMÍLIA.

O MEU PAI NOS DEIXOU AOS NOVENTA SETE ANOS DE IDADE. NA ÉPOCA EU ESTAVA FINALIZANDO UM TRABALHO, FOI QUANDO FIQUEI SABENDO DA INTERNAÇÃO DELE JÁ BEM DEBILITADO, POUCO DEPOIS ELE ENTROU EM COMA. SOMOS UMA FAMÍLIA MUITO GRANDE, E DOS DEZ FILHOS SÓ EU QUEM NÃO TINHA VISITA-LO, INCLUSIVE OS MUITOS NETOS TAMBÉM, SÓ FALTAVA EU. FINALIZANDO O TRABALHO, PEDI UMA LICENÇA E VIAJEI PARA VÊ-LO. CHEGANDO EM FORTALEZA JÁ ERA UMAS DUAS HORAS DA MANHÃ. RESOLVI NÃO DORMIR EM FORTALEZA, E COMO ELE ESTAVA INTERNADO EM UM HOSPITAL DA CIDADE DE ITAPIPOCA, UMA CIDADE QUE FICA HÁ TRÊS HORAS DE FORTALEZA, CHEGAMOS NO HOSPITAL ERA UMAS QUATRO E MEIA DA MANHÃ. NAQUELE HORÁRIO EU NÃO PODIA ENTRAR PARA VÊ-LO, MAS COM AQUELE JEITINHO BRASILEIRO ENTREI E ATÉ A ENFIRMARIA ONDE ELE ESTAVA, LÁ FRIAMENTE ENCONTREI UM CORPO INERTE COM O SEU CORAÇÃO NAS ULTIMAS BATIDAS, FIQUEI DO LADO DELE POR ALGUNS MINUTOS. FUI DESCANSAR NA CASA DO MEU IRMÃO. MEIA HORA DEPOIS ME AVISARAM QUE O MEU PAI HAVIA FALECIDO. ELE SÓ ESTAVA ME ESPERANDO PARA ME DIZER ADEUS NO SILENCIO DA MORTE. NAQUELE MOMENTO TINHA PERDIDO O HOMEM QUE EU AMAVA.

AOS QUATORZE ANOS FUGI E FUI MORAR EM FORTALEZA E CINCO DEPOIS JÁ COM DEZENOVE, RESOLVI DA UM PASSO MAIS LONGE, ARISQUEI ME AVENTURAR NO RIO DE JANEIRO, ONDE ERA UMA CIDADE TOTALMENTE DESCONHECIDA, SEM PARENTE, SEM CONHECIDO, SEM CONHECIMENTO NENHUM PARA QUE EU PUDESSE COMEÇAR UMA NOVA VIDA SEM PROBLEMAS, MAS GRAÇAS A DEUS TUDO CERTO. SÓ DEPOIS DE SETE ANOS VOLTEI AO CEARÁ PARA VISITA-LOS, OS FORAM PASSANDO CADA VEZ MAIS EU FICAVA MAIS DISTANTE DA FAMÍLIA, NO FUNDO DO MEU CORAÇÃO EU OS AMAVA ASSIM COMO AMO MINHA FAMÍLIA, MAS EU NUNCA FUI UM FILHO AMOROSO COM ELES, JÁ AO CONTRARIO DE MIM, ELES DEMOSTRAVAM UM AMOR POR MIM. ELES ERAM COMO ESTRANHOS PARA MIM. EU OS AMAVA SÓ DEMOSTRAVA, FARIA TUDO O FOSSE POSSÍVEL POR ELES. HOJE ELES JÁ NÃO ESTANDO MAIS ENTRE NÓS, SINTO MUITA FALTA DELES, DIZER QUE OS AMAVAM.

O CONSELHO QUE EU QUERO PASSAR, É QUE OS FILHOS DEEM MAIS CARINHO AOS SEUS PAIS, MAIS VALOR E DIGAM SEMPRE QUE OS AMAM, POIS OS PAIS NUNCA QUEM O NOSSO MAL, SÓ QUEREM NOSSO BEM, NÃO ESQUECENDO QUE O BEM MAIOR PARA OS PAIS É O FILHO. SOU PAI E SEI QUE TEM VALOR QUANDO O MEU FILHO FALA QUE ME AMA. SEI QUE A AGORA É TARDE, MAS COMO EU GOSTARIA DE DIZER: COMO EU OS AMAVAM. HOJE PECO A DEUS QUE OS ILUMINEM E QUE DESCANSEM NA PAZ DO SENHOR.

Ademi Gomes
Enviado por Ademi Gomes em 13/07/2020
Reeditado em 30/09/2022
Código do texto: T7004892
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.