Saudades da professora BARSA!!!

Na casa onde morei toda minha infância havia um piso de tábua corrida e na sala uma estante em madeira de lei do chão quase ao teto, que sob a minha ótica infantil, era alta demais do que de fato deveria ser.

As últimas prateleiras daquela estante eram as que mais me interessavam porque tudo o que eu queria e podia ler estavam lá, uma coleção encadernada em capa dura vermelha.

A ENCICLOPÉDIA BARSA, com seus 16 volumes, eram livros grandes e pesados, divididos em volumes e verbetes organizados em ordem alfabética, possuíam conteúdo sobre assuntos de diversas áreas do conhecimento.

Graças a ela, travei meu aprendizado durante boa parte da minha infância, me ensinaram sobre o bem e o mal, tenho a lembrança do quanto aquelas leituras foram importantes para mim e sempre foi a grande companheira para os trabalhos escolares.

Os estudos nunca foram uma obrigação, mas uma oportunidade a mais, para os encontros de colegas da escola para fazer trabalhos de pesquisa, que aproveitávamos para fazer uma festa, pois havia sempre uma mesa farta com guloseimas preparadas pela minha mãe.

Barsa possuía tudo mas levávamos alguns dias para concluir um pequeno trabalho de pesquisa. É claro que muitos trechos eram fielmente copiados, pois ainda não possuíamos o poder de síntese.

Com o tempo e com a popularização da internet, as enciclopédias foram sendo esquecidas, mas Ela continua completa e disponível, embora a busca por palavras chave, fica muito mais fácil usando os recursos da internet.

Hoje o Google substitui você e nossas crianças jamais conhecerão a nossa saudosa BARSA.

Que saudades de você professora BARSA!!!

JEmídio
Enviado por JEmídio em 04/07/2022
Código do texto: T7552336
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.