Sábado da 7ª  Semana do Tempo Comum

 

  Tg 5,13-20; Sl 140(141);Mc 10,13-16

 

Para orientar-nos neste texto breve será útil recordar o esquema de alguns salmos de súplica, especialmente da parte dos doentes. Parte-se da experiência dolorosa da doença, que é interpretada como castigo de Deus por algum pecado; o doente se arrepende, pede perdão e cura; às vezes antecipa a ação de graças.

Exorta a orar em diversas ocasiões: em sofrimento e alegrias, numa doença, supostamente grave. Tiago fala do ato sagrado oficial da unção. Nesse texto se apóia a doutrina e a prática da unção dos enfermos em qualquer idade. Esta primeira leitura nos mostra o valor da unção dos doentes e o poder da oração.

Minha oração suba a vós como incenso canta o salmista no refrão do salmo 140.

Marcos transforma uma ou várias sentenças numa cena que conjuga gestos de ensinamento. A atitude dos discípulos serve de contrate. Poderia representar uma tendência na comunidade; alguns suspeitam de uma referência ao batismo de crianças. As crianças são merecedoras de respeito e carinho; tem livre acesso a Jesus, me ninguém deve impedi-las. São, além disso, exemplo de como acolher o reino de Deus. As carícias e a benção do Jesus  já são um acolhe-los no reino.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1002971