NÃO JULGAR - EV. MT. 7, 1-5

A leitura do Evangelho nos conduz a uma meditação e reflexão, de como, cada um de nós vem se comportando nos locais em que vivemos :- na família, no trabalho, na escola, nas ruas, com os vizinhos e etc. Enfim, como estamos procurando viver frente aos relacionamentos a que somos “obrigados ” a Ter, para nos comunicarmos e gerarmos amizades, tão necessárias , para nos considerarmos filhos do mesmo Pai, do mesmo Deus, que tanto nos ama e deu a própria vida, para que nos tornássemos unidos, vivendo na paz, na felicidade que Jesus deixou nos seus ensinamentos, para quem quisesse ser feliz. `As vezes não colaboramos com o nosso agir diante dos irmãos. Por isso Jesus, neste trecho do Evangelho, procura nos alertar de uma maneira bastante forte, do perigo em que caímos, quando pré - julgamos, quer dizer , quando, desconhecendo o fato julgamos algo a respeito de outro, ou mesmo quando estamos por dentro do fato e nos pomos a julgar, esquecendo que cada um é que sabe onde lhe aperta o calo. Jesus nos diz que não julguemos para também não sermos julgados. `Az vezes damos as nossas opiniões sobre os problemas dos outros, de maneira muito leviana. Existem pessoas que até se alegram, vibram pelo mal que atingiu alguém que chama de amigo, dizendo:- “porque não faz isto ou aquilo. Ah!, se fosse eu, isto não acontecia ! “ Fazemos muito mal quando usamos este processo de julgamento. Ninguém está livre dos problemas que se criam e dos problemas que hoje são criados por outros, até mesmo da própria família.

Segundo Jesus, quando ousamos a dizer que o nosso irmão tem um cisco no olho, é preciso que tiremos, antes, a trave que está nos nossos olhos. É preciso que nos julguemos e façamos um processo de reflexão, para conferirmos o nosso estado naquele momento. O que Jesus quer nos deixar como mensagem neste dia, é que não julguemos as pessoas, procuremos ajudá-las a se reencontrarem com a verdade que perderam, que é a presença do próprio Deus, nos seus atos e atitudes no dia-a-dia da vida. Todos somos pecadores, todos temos limites e momentos de fraquezas, de deslizes e, Deus, com o seu imenso amor está sempre nos perdoando e nos esperando no final da nossa jornada neste mundo. Na pior das hipóteses, quando não tivermos meios para ajudar um irmão, não o pré - julguemos e oremos a Deus que o ajude na solução dos problemas. Não o julguemos pois, só realmente sabemos das nossas forças , quando passamos pelos mesmos problemas que o outro tem e, isso, é muito difícil, cada um de nós tem uma vida, uma família, costumes e modos diferentes de viver cada problema. O mesmo problema é diferente para cada situação. Podem até ser os mesmos mas, em cada um, em cada família eles se transformam de insignificantes até os de desfechos mais complicados, dependendo de muita compreensão dos participantes do fato e, do lugar que Deus ocupa ali, naquela família, naquele meio, naquele preciso momento.

Por isso cuidemos da nossa vida e agradeçamos sempre a Deus por nos ter colocado no mundo e termos a família e a vida que levamos. AMÉM !!!

Bene - DEUS É BOM!!! DEUS É FIEL!!!- Ctba.19/06/08 - ( b. g. j. )