Festa deSãoPedro e São Paulo
          At 12,1-11;Sl 33(34);2Tm4,6-8.17-18;Mt16,13-19

          Na 1a leitura é narrada a prisão e a libertação de São Pedro por um anjo que o conduz entre os guardas, passando pelo portão de entrada que se abre de repente, e dá acesso automáticamente até a rua.Vemos ai a proteção e a solidariedade de Deus para com  Cristo,Pedro e os cristãos perseguidos.Esta libertação é uma espécie de rressurreição do apóstolo Paulo.Deus é aquele que  liberta  a comunidade que o segue.
           Na 2a. leitura São Paulo, o maior propagador de Cristo  afirma no seu último escrito "terminei o bom combate...O senhor me assistiu para que eu proclamasse a  mensagem. A Ele a glória".Ele sabe que seu martírio se aproxima e tem conscência de ter cumprido sua missão e tem esperaça de receber a corôa da glória , como receberemos  todos  que cumprirmos  a nossa missão.
             No Evangelho Jesus indaga sobre o que diz o povo sobre quem é Ele.Os apostolos respondem que  as pessoas O identificam com alguns dos profetas.E para vocês quem sou eu, pergunta Jesus.Pedro,porta voz dos apóstlos, diz: Tu és o Messias ,o Filho de Deus.Mateus quer revelar Jesus como o Deus conodco.
Pedro representa a comunidade do povo.A ele cabe testemunhar que a sabedoria vem de Deus.
          Pedro e Paulo mostram a fraqueza e a força  dos cristãos.Pedro representa a solidez, o fundamento da fé. Paulo se torna o maior propagador de Cristo.São Pedro confirma a Igreja,São Paulo o diálogo com todas as culturas.Eles mostram que devemos anunciar o Evangelho.São Pedro  no Pentecostes anuncia o Filho de deus  e 3000 pessoas são batizadas. São Paulo diante do altar ao Deus desconhecido converte muitos pagãos, e fez 3 viagens  pregando e anunciandoJesus.
São pedro foi o discípulo ardoroso, foia rocha sobre a qual Jesus edificou sua Igreja.São Paulo recebeu a missão de anunciar até os confins da terra, por isso é chamado apóstolo dos gentios.Ambos tiveram suas fraquezas,seus pecados,mas a misericórdia de Deus os converteu.Também nós não devemos perder nssa coragem nas fraquezas, nas tribulações.
               Hoje iluminados  por seus  testemunhos 
somos convidados  a dar continuidade a missão de Jesus, a fé católica  e também a fé  na Igreja.É nela que temos a relação com Jesus e com o Pai.
               Somos convidados a rezar pelo papa,t odos os bispos que formam o colégio universal. Devemos no dia do Papa fazer a nossa oferta em forma de óbulo para que ele possa exercer seu ministério da caridade.
              Lembremos que Deus olha o interior das pessoas.E Pedro depois de ter negado Jesus por tres vezes e Paulo perseguido a sua Igreja de forma ferrena arrependeram-se, choraram e compreenderam que Deus os escolheu como Pilaresda sua Igreja. Sigamos, portanto os seus exemplos  e sejamos misssionários evangelizadores.
    A msssão de Pedro continua através do seu sucessor o santo padre o papa Bento XVI. Ele nos dá a segurança que toca nossos corações e nos assegura a unidadeda Igreja através dos tempos..




Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=1056554