Liturgia do 14º Domingo Comum
      Zc9,9-10;Sl144;Rm8,9.11-13; Mt11,25-30

       
Elevemos  nossa prece de louvor  e agradecimento a Deus, mansos e  humildes de coração como Jesus fazia amorosamrnte ao Pai.
         O profeta Zacarias já previa esta humildade do Messias.(1ª Leitura).A paz comunicada por Jesus, tão desejada por todos (cf. primeira leitura), até hoje não foi encontrada por Israel, que, fixo na idéia de "povo eleito", ainda prioriza a violência e a guerra.
         E o salmista nos convida a  bendizer eternamente o nome  do Senhor qie é misericórdia e piedade apesar de ser poderoso.
          São Paulo na 2ª leitura nos convida a vivermos segundo o espírito,  pois viver segundo a carne é distanciar-se de Jesus e do Plano do Pai.Viver segundo o Espírito é fazer-se porta voz do reino.
          O Evangelho demontra claramente o relacionamento amoroso entre o Pai e Jesus e vice-versa. Deus revela tudo ao seu  Filho e este dá testemunho do Pai diante de todos.

       A vontade do Pai é que todos o acolham. Contudo surge uma separação entre os "sábios e entendidos" e os "pequeninos". Os sábios e entendidos são os auto-suficientes das elites judaicas e os poderosos das cidades. Estes estão bem instalados em seus privilégios e não querem mudanças. Os pequeninos são os pobres bem-aventurados, privados e carentes, em busca do socorro de Deus e ansiosos pela mudança do sistema de opressão. 
A experiência missionária confirma que os pobres estão mais disponíveis para acolherem as propostas do Reino para a transformação do mundo.
          Os discípulos suportavam o fardo da religião do Templo e da sinagoga. Era uma religião de observâncias que oprimiam e excluíam. Pela adesão à novidade de Jesus, no seu convívio, na amizade, na fraternidade e na prática do serviço, os discípulos encontram a alegria.
 
     Os pais devem procurar manter um relacionamento amoroso semelhante com os seus filhos. Amá-los e ter tempo para eles sem nunca oprimí-los.
O mundo oferece a todos a sedução da riqueza e do poder. Correndo atrás das ofertas do mundo eles se isolam e seus corações são carregados com os fardos da ansiedade e da angustia e não sobra tempo para os filhos. 
        A sabedoria espiritual encontra-se em muitos iletrados, simples e humildes.
        Se quisermos ser discípulos de Cristo no mundo atual devemos vivercomo o Filho de Deus, mansos e humildes de coração.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=1067284