EV. MATHEUS 8,28-34 - " OS POSSESSOS GADARENOS"

Neste Evangelho Matheus nos conta uma passagem onde Jesus, que caminhava após descer de uma barca , no país dos Gadarenos , encontra duas pessoas possuídas pelo demônio. As duas pessoas, muito ferozes, agressivas e muito malcriadas, xingando todo o mundo e, impedindo-os que se aproximassem delas. Ao avistarem Jesus, que passava, começaram a gritar para que Ele ouvisse : - “Que queres de nós, Filho de Deus? Viestes para nos atormentar? Se nos expulsares destes dois, envia-nos para aqueles porcos”. Havia, naqueles lados, muita criação de porcos. E, Jesus, atendendo o pedido, fazendo-os deixarem os homens e entrarem nos muitos porcos que ali estavam e, que saíram correndo e atiraram-se num precipício, morrendo todos ao caírem nas águas. Com isso, a notícia espalhou-se e todo o povo daquela cidade veio ao encontro de Jesus.

A reflexão deste trecho sobre esse episódio, nos deixa três pontos a considerar : -

Primeiro :- Que o mal pode nos atingir quando nos descuidamos e deixamos Deus fora da nossa vida, vivendo egoisticamente num mundinho todo nosso, como se nós nos bastássemos; e não precisássemos de Deus para nada e, muito menos das pessoas com quem convivemos, inclusive nossos familiares. Às vezes Deus procura resgatar-nos através de acontecementos em nossa vida e não estando ligados a Ele, nem percebemos as suas mensagens enviadas

Segundo:- Ficamos sabendo que o mal reconhece a força Suprema de Deus, quando falam a Jesus :” Que queres de nós, Filho de Deus? E, muitas vezes, nós que somos criaturas feitas à Sua imagem e semelhança, não aceitamos essa verdade, que além de filhos nos faz herdeiros do Reino para nós preparado.. Por isso, muitas vezes o mal nos domina e praticamos atos atos que até nem queremos, como diz S. Paulo :-“ `As vezes deixo de praticar o bem que quero , para fazer o mal que não quero”. O Bem está em cada um de nós, assim como o Mal. Nós conhecemos as duas situações. Somos livres para acertarmos e para errarmos, se quisermos. Não podemos descuidar pois, as conseqüências de ambos os atos, serão aquelas que cada um pode oferecer ,

“ se praticarmos o Bem, o Bem receberemos, mas se praticarmos o Mal, o Mal também receberemos. Em suma :-Receberemos sempre os frutos daquilo que plantamos durante a caminhada pela nossa vida.

Terceiro :- Percebemos, também, que só os fortes, só os que crêem nas palavras de Jesus, realmente, conseguem superar o mal, praticando o Bem. O Amor emanado de Deus às suas criaturas é o único verdadeiro porque é dado desinteressadamente ; Deus nos ama porque nos ama.. Somos seus filhos muito amados e, independente de seguirmos os seus caminhos, de demonstrarmos com os nossos atos que também O amamos, ou não. Ele fica vigilante em cada um, para que ninguém se perca, nos diz Jesus, em João 17, 1-17. (leia)

Conclusão - A salvação é para todos mas... DEUS QUE CRIOU VOCÊ SEM VOCÊ, NÃO PODE SALVAR VOCÊ SEM VOCÊ- (Sto.Agostinho). Isso quer dizer que a salvação de cada um está na prova que damos a Deus que O amamos , vivendo dignamente como seus filhos amados, amando-O acima de tudo e de todas às coisas e... amando a todos os nossos irmãos em Cristo, como amamos a nós mesmos. – Cada um é livre para escolher o caminho que salva e nos leva para perto de Deus, quando da partida desta terra.