NECESSÁRIO É NASCER DO SANTO ESPÍRITO

O Evangelista João registra um encontro de Jesus e Nicodemos, que era uma autoridade religiosa dos judeus. Estando ele com Jesus, perguntou-Lhe como faria para nascer de novo, considerando que já possuía idade avançada e se para isto, teria que voltar ao ventre de sua mãe e nascer pela segunda vez. (João 3:4)

O Senhor Jesus respondeu-Lhe dizendo que se ele não nascesse da água e do Espírito não poderia entrar no Reino de Deus. Foi nesta conversa com Nicodemos, que Jesus deixou claro que o nascido da carne é carne e o nascido do Espírito é espírito.

Nicodemos é um exemplo de nascido da carne. Pelo fato de realizar um trabalho religioso junto ao povo judeu, jamais imaginou que receberia do Senhor Jesus uma palavra tão direta e verdadeira, definindo a sua situação espiritual. Nicodemos não foi reconhecido como um homem de Deus, apenas um religioso.

Esta é a situação de muitos cristãos nos dias de hoje. Realizam tarefas religiosas, freqüentam a igreja, devolvem o dízimo, oferecem ofertas, sentem-se honrados e orgulhosos dessa situação, porém, estão vazios e distantes do verdadeiro caráter cristão.

As pessoas nascidas do Espírito Santo jamais serão confundidas, pois nelas não há nenhuma dúvida da manifestação do Espírito de Deus. Seus frutos como o amor, alegria, paciência, paz do domínio próprio, mansidão, resplandecem em seu ser. Possuem uma grande capacidade de perdoar e não permitem que a carne tenha primazia em sua vida.

O Altíssimo até permite que aconteça provocações para provar o coração daquele que é nascido do Espírito. Ele permite que sejamos provados por injustiças, para que venhamos a constatar, por nós mesmos, se somos realmente dEle ou não. Quem nasceu do Espírito Santo têm capacidade de perdoar qualquer ato de injustiça que tenha sofrido.

Certa vez, conta a Bíblia que “...Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe...? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete”. (Mateus 18-21.22).

Quando alguém expressa um pensamento igual ao de Pedro, numa compreensão limitada do perdão, não compreende a mensagem cristã e nem o Reino de Deus, ignorando o sentido real do amor, pois sendo um ato de amor, o perdão é ilimitado. Jesus nos ensina que quando alguém nos ferir numa face, devemos oferecer a outra.

As pessoas nascidas da carne não são muito difíceis de identificá-las. A pessoa vive oprimida, infeliz e não conheceu algo diferente em sua vida porque não aconteceu uma mudança, pois ela ainda não nasceu do Espírito. Esse nascimento envolve uma grande transformação. É o encontro somente entre a pessoa e Deus, sem haver interferência de ninguém.

O Espírito de Deus nos envolve quando desejamos ter um encontro com Ele e faz com que nos tornemos novas criaturas. Isto só o Espírito Santo pode fazer. Nada mais pode ser tão importante na vida do ser humano que estar em paz com Deus e seguro da salvação eterna.

Que a Paz esteja com vcoê.

((((Plínio))))

Redação em 25/02/2008 23:18:00

Plinio Luiz
Enviado por Plinio Luiz em 07/07/2008
Reeditado em 07/07/2008
Código do texto: T1069778
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.