16 Domingo Comum

Sb12,13.16-19; Sl 85(86); Rm8,26-27.;Mt13,24-43.

A imagem do joio no meio do trigo tornou-se proverbial em nossos tempos, a tal ponto que a parábola  evangélica nos é transparente. Há poderes  empenhados em malograr a boa colheita, que  se aproveitam dos momentos de descanso legítimo. Que é preciso levar em conta o joio com paciência e lucidez.Isso se deve entender no contexto social da Igreja, de sorte que é lido como um capítulo de eclesiologia em germe.”Sairam do meio de nós ,mas não eram dos nossos”(1Jo 2,19). O final alude ao julgamento escatológico(cf Is27,11).

Não há  além de Ti outro Deus  tão clemente, apesar de poderoso(1a leitura).O salmista vem confirmar  com o refrão ,cantando:”Ósenhor,vós sois bom,sois clemente e fiel”e ainda acrecenta:Escutai minha prece e lamento.

São Paulo .na 2ª leitura fala que o Espírito vem em  socorro da nossa fraqueza e intercede por n´pos.

O Reino de Deus está entrenós.E Jesus compara-o a uma semente. Este reino tem uma força  total que está em nós, num sorriso, num ato de caridade, na participação da comunidade...A Igreja é uma árvoreforte com raízesprofundas.Por issso não devemos temer o joio que cresce junto a nós .O próprio Jesus nos diz :”Eu venci o mundo, não temais”.

Nós temos a força do reino de Deus  que estimula  a transformar. O reino de Deus tem suas dificuldades.Temos que conviver com elas na família, na cominidade, no mundo. Esta planta daninha  às vezesse encontra dentro de nós e nos atrapalha. Isto pode ser bom para fortalecer-nos. A batalha fortalece o lado bom. Não estampos lutando sozinhos para vencer o mundo. O Espírito Santo está dentro de nós e Nossa Senhora intercede por nós para qre vençamos .Sevivemos em oração seremos capazes de superar as tentações. Como cristãos  devemos acolher a Palavra e vivê-la com a força do Espírito Santo se nenhum temor.

 Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1088819