5ª Feira da16a.Semana Comum

Jr2,1-3.7-8.12-13;SL35(36 ;Mt 13,10-17)

Dada à dureza dos ouvintes a pregação do profeta os irrita e endurece o coração e lhes agrava a culpa. Mesmo prevendo o resultado negativo o profeta não pode calar-se, pois é Deus que o envia, e a denúncia tem uma intenção salvadora.

Ver o Messias, ouvir sua mensagem, era a ânsia oculta dos antigos. Da parábola se passa à pessoa de Jesus presente na história,  porque nele já se realiza o reinado de Deus.Esse é o grande segredo do reinado de Deus que se dá a conhecer aos que acolhem Jesus como Messias  desejado e esperado.

Dois pecados cometeram contra Deus, nos diz o profeta da 1a. Leitura: 1-  abandonaram  o Senhor ;2- E cavaram cisternas  defeituosas que não têm condições de armazenar a água viva.Confirma o Salmista com o canto do refrão:”Em vós está a  fonte de água viva , ó, Senhor!”

O amor que vem do Pai deve voltar ao Pai, com temor de Deus, isto é:com reverência. É assim que Ele deseja para todos nós. Devemos compreender este amor, sondar estes desígnios para nos aproximar deste mistério de amor, desta grandeza de Deus. Devemos ser como uma cisterna, sem rachaduras, para captar água como diz Jeremias.

O senhor pede de nós que cremos que sejamos  como o poço de Jacó, capaz de  guardar a água viva. Para que sejamos  capazes de reter este amor, precisamos ser curados  de tantos sentimentos que nos distanciaram de Deus.É preciso sabermos também perdoar, não sermos orgulhosos, vaidosos.No nossos corações não devem haver lugares para mágoas, ressentimentos, rancores...devemos viver em forma de desapego e de doação.Necessitamos ser acolhedores e capazes de desejar beber dessa água viva , estar na sua presença, ser amado por Ele e colocá-lo em primeiro lugar, arrancando todos os falsos senhores da nossa vida.Se assim agirmos Ele nos dará muito mais, do contrário perderemos tudo,tudo nos será tirado.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1095193