FÉ E RAZÃO

Cresce a cada dia a procura de fiéis católicos por cultos de Igrejas Evangélicas, uma resposta a incapacidade de modernização de líderes católicos que nos últimos anos viram as igrejas evangélicas crescerem no Brasil em mais de 20%.

Nem mesmo a visita do Papa ao Brasil em 2007 não conseguiu reascender a Fé dos católicos. Nem as manobras religiosas não conseguem devolver o entusiasmo de seus seguidores, abalados por sucessivas denuncias de padres pedófilos e criticas ferrenhas aos dogmas ultrapassados. Os seguidores resolvem desfrutar das boas novas dos evangélicos com alívio de quem pode, enfim, compreender o trabalho das igrejas evangélicas.

Polêmicas como planejamento familiar e células-tronco provocaram a ira de todas as tendências do clero católico no Brasil e no mundo.

Quem dizer que o planejamento familiar não é uma questão de saúde pública com certeza está delirando. Há uma diferença entre o respeito à liberdade de credo e as decisões em prol de uma vida mais justa e digna da população mais pobre e menos favorecida.

O ministério da saúde contabilizou mais de 150 mortes de mulheres no ano de 2006 em conseqüência da falta de um cuidado maior no planejamento familiar. ONGs acreditam que o numero pode ser multiplicado por cinco, já que cada ano mais de um milhão de mulheres fazem abortos clandestinos. (Fonte: Internet)

É necessário ressaltar que, como Evangélico não estou incentivando o aborto, o sexo sem compromisso, sem responsabilidade, a prostituição. A Igreja Evangélica tem sempre repudiado estas atitudes descompromissadas. A verdade é que conservadores extremados conseguem criar uma grande polêmica distorcendo o real sentido das palavras quando falamos em planejamento familiar.

Os religiosos católicos não se prepararam para o sopro modernista que varre o mundo como uso da camisinha, das células troco para estudos científicos e o planejamento familiar. Muitos países, consistentemente, estimulam o planejamento familiar através de uma ação política que contribui para diminuir a pobreza e faculta a população uma vida mais digna.

Os pobres estão aterrorizados pela miséria e pela fome. Apenas um pedaço de pão bastaria para aliviar a sua maior dor, a da falta de alimentos. Além disso, dia após dia, a miséria insiste em destruir também as esperanças de um futuro melhor.

Os dogmas tradicionais da igreja católica é algo difícil de se imaginar no Brasil, considerado o maior país católico do mundo onde os fiéis consideram que o “barato de ser católicos é fazer parte de uma religião que não precisa ser seguida à risca pela maioria dos fiéis”.

A igreja católica voltou a ser portadora da verdade única, fora da qual não há saída. É uma tese medieval que vê as outras religiões como ovelhas desgarradas.

O fracasso da igreja católica ao não dialogar com a sociedade, explica o fato de ter pedido no Brasil cerca de 20% de seus fiéis nos últimos anos. Para os religiosos católicos, a igreja só tem a ensinar e nada a aprender, sendo um patriarcado autoritário e espiritual.

Que a paz esteja com você

((((Plínio))))

Redação: 14/07/2008 07:58:00