Liturgia da 2ª Feira da 17ª Semana Comum

Jr 13,1-11; Cânt:Dt32;19-19; Mt13,31-35.

Também esta parábola de imagem vegetal descreve o dinamismo da mensagem evangélica. A imagem sugere o ocultamento de uma minoria na massa e o contraste entre tamanho e eficácia.

Os frutos do Reino de Deus são paz, justiça, amor, misericórdia e estão  no meio dessa grande massa que é o mundo.Devemos viver estes valores com insistência sem nunca desanimar e desistir diante das situações de injustiça que presenciamos.Devemos viver a nossa fé, dar testemunho sendo fermento nesta massa  onde poucos lutam pela ética política. 

“Esquecer o Deus que nos gerou” diz o Cântico do salmo. O profeta Jeremias  foi encarregado de falar para o povo de Deus sobre a da sua infidelidade, já que desse povo deveria nascer Salvador.O cinto da 1ª leitura é a figura  que lembra que devemos estar próximos, juntos de Deus.O povo de Deus nem sempre foi fiel.Ele deixava o Deus único e verdadeiro por outros deuses ,idolatravam  outros senhores.

O povo de Deus fez uma nova aliança através de Jesus. O Senhor do Reino é Jesus. A visão dos apóstolos e do povo era de um reino semelhante aos reinos terrenos que eles conheciam. Com a figura da mostarda  Jesus mostra que o Reino de Deus  vai crescendo discretamente e se torna como aquela grande árvore.O fermento também faz a massa crescer sem que o vejamos.

O Reino de Deus é a proposta de Deus. Somos chamados pelo batismo a entrar  nele e permanecermos renovando no dia-a-dia  a nossa proposta acolhendo o Espírito santo para agir cada vez mais e mais , sem nunca nos deixarmos  escravizar pelos ídolos do mundo  secularizado, pagão.

discretamente e se torna como aquela grande árvore.O fermento também faz a massa crescer sem que o vejamosO Reino de Deus é a proposta de Deus. Somos chamados pelo batismo a entrar  nele e permanecermos renovando no dia-a-dia  a nossa proposta acolhendo o Espírito santo para agir cada vez mais e mais , sem nunca nos deixarmos  escravizar pelos ídolos do mundo  secularizado, pagão.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1100988