O Espiritismo é Cristão???

Abracei a Doutrina Espírita como religião, contudo, em minha família há profitentes dos mais diversos credos, como estamos sempre juntos, de quando em quando surge o assunto religião em nossas conversas; alguns dizem que este é um assunto que não se discute, penso diferente, todos os assuntos podem ser discutidos desde que primemos pelo respeito as opiniões que sejam contrárias a nossa.

Onde há respeito, existe conversas produtivas e que certamente acrescentam outras formas de ver a vida, nos proporcionando enxergar um pouco mais adiante; com diálogos assim não existe perdedores, todos ganham, todos agregam; por isso, sem a pretensão de ser dono da verdade, mas com o objetivo de esclarecer outras pessoas quanto ao caráter do Espiritismo, deixo o amigo leitor com um de nossos diálogos.

- Vocês espíritas não acreditam em Jesus, mas sim, em Allan Kardec.

- Acreditar em Allan Kardec não implica em desacreditar de Jesus.

- Como não? Não se serve a dois senhores.

- Não servimos a dois senhores, em “O Livro dos Espíritos” na sua terceira parte, Capítulo I – “Das Leis Morais”, questão de nº 625, Allan Kardec indaga aos mentores que o assistem:

625 – P – Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?

R – “Jesus”.

- Certo, consideram-se cristãos, todavia, conversam com os mortos, algo inconcebível para cristãos.

- O ser humano dialoga com os chamados “mortos” desde que o mundo é mundo, Jesus também conversava com eles, o que chamas de mortos, nada mais são do que os homens que aqui viveram e não mais se revestem com esse invólucro carnal, natural que façam contato conosco.

- Prove que Jesus conversava com eles.

- Citarei uma dentre várias; em (Mateus 8:24 – 16) – após a cura da sogra de Pedro trouxeram a Jesus muitos “endemoninhados” e o mestre com sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos que estavam enfermos. Note, expulsou os espíritos com sua palavra, ou seja, Jesus conversava com eles e exercia uma autoridade irresistível frente aos chamados demônios, que nada mais são do que pobres espíritos necessitados de esclarecimento.

- Então o Espiritismo é cristão?

- Sim, o Espiritismo é cristão e situa Jesus como o maior professor que já posou em nosso planeta, adota as máximas do Cristo porque nelas estão contidas as mais puras Leis Morais; uma das obras mais populares do chamado Pentateuco Espírita é o “Evangelho Segundo o Espiritismo”, portanto meu amigo, não estranhe se ouvir um Espírita se referir carinhosamente a Jesus como o sublime professor e Kardec um de seus mais aplicados alunos.

-

Wellington Balbo
Enviado por Wellington Balbo em 11/02/2006
Código do texto: T110579