5a.Feira da 17a. Semana Comum
              Jr18,1-6; Sl 145(146) ;Mt13, 47-53.

              Propondo parábolas Jesus se apresenta como doutor sapiencial.Há "letrados" que são doutores na lei(torá);Jesus é doutor no reinado de Deus.Esta é sua especialidade.Ele a conhece como o dono de casa conhece seus sepósitos.
Pode tirar e oferecer produtos novos e velhos. Também aquele que  entende,o discípulo,  pode converter-se  em intérpre e catequista de outros repetindo, renovando,  acrescentando. "Quando inteligente ouve uma máxima, louva-a e acrescenta outra.
             O que se propõe nas parábolas continua  cumprindo-se na vida de Jesus.
Deus não párade condtruir e para isto Ele precisa de nós. Nós mesmos estamos em construção.Estamos crescendo para nos tornarmos santos. 
             O homem velho   está em construção e não pode desisitir .Quanto mais se apoia em Deus, melhor será .  Precisa se entregar nas mãos do Senhor como oleiro, para ser quebrado e transformado em vaso novo.É como canta o salmista no refrão do salmo 145;'Feliz quem se apoia no Deus de Jacó" e como exorta Jeremias na 1a leitura.
        Devemos nos espelhar em Santo Inácio de Loyola, a quem hoje celebramos. Ele era militar e numa batalha foi ferido e hospitalizado.Enquanto se recuperava do ferimento da perna teve a ´portunidade de ler romances e vidas de Santos.Teve um encontro profundo com Deus , voltou à escola ,estudou  e tornou-se  um soldado de Deus. Começou a agir de maneira  profunda e fez uma opção pelas coisas de Deus entregando , isto é restituindo a vontade, a memória e a liberdade, tudo o que tinha recebido do próprio  Deus para que tosse usado pelo Senhor Segundo a sua vontade.COMO MILITANTE FEZ UMA CAMPANHA PARA VENCER O MUNDO PARA jESUS.Com o dom do discernimento e como nesteEvangelho  separou os bons dos maus como farão os anjos  no dia dojulgamento final. Criou a  Congregação que se espalho no mundo inteiro.Temos por exemplo, o \padre José de Anchieta que veio ao Brasil como instrumento de Deus.
          Todos nós, se quisermos,  podemos ser moldados como vasos nas mãos do oleiro e nos tornarmos instrumentos úteis e até Doutores da Igreja comoo é Santo Inácio de Loyola.

Com som em :

   http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1105888