Liturgia da  3a Feira da18a.Semana Comum
        Jr 30,1-2.12-15;sl101, Mt 15,1-2.10-14

      Este Evangelho trata da relação de Jesus com a tradição,ou seja, a tradição oral acompanha o texto oficial sem fazer parte dele.
     Um texto sapiencial de âmbito doméstico reflete a prática da tradição.Nem todos os fariseus eram letrados.Os letrados eram os guardas e transmissores da tradição; os fariseus eram zelosos de seu cumprimento.
        A controversia estava centrada na pergunta inicial sobre as "tradi~^oes" de doutores respeitados, cujas interpretações faziam lei.Da controvrrsia passa ao ensinamento geral para a amultidão e à explicação particular para os discípulos.Jesus devolve os alimentos  ao processo fisiológico normal. O coração (a consciência) é a raiz das açõeséticas do homem;porisso faz falta "um coração novo".
           Jesus é bem claro ao afirmar que:"o que torna  o homem  impuro é o que sai da sua boca, o que vem do coração":mau pensamento, homicídios,adultério, calunia...
             O profeta Jeremias diz que  o coração do povo de Deus se tornou endurecido pelo pecado,mas como Deus é bondade faz seus filhos felizes como antes.O próprio Deus diz:Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus".
O salmista canta no refrão do salmo 101"O Senhor olhou a terra do alto do céu". Vivamos em segurança e louvemos  o nome do nosso Deus Perguntemos o que é que saí da nossa boca? A boca fala do que o coração está cheio. Vamos portanto cuidar de alimentar nossso coração com a oração, a eucaristia, a partilha, as boas intenções, a  bondade,  tudo de bom; cuidando que as sementes criem raízes, para  que da nossa boca saiam apenas a boa nova, as boas sementes de evangelização
            É  no nossso coração que plantamos todas as virtudes, É lá também  que a Palavra  se transforma em vida , em luz, em sal para que nossos semelhantes sintam através das nossas ações o sabor da vidaem abundância e sejam luzes para guiar os que estão na cegueira espiritual.



Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1113959