A FÉ NÃO É ESTÉRIL

"SABENDO, CONTUDO, QUE O HOMEM NÃO É JUSTIFICADO POR OBRAS DA LEI, E SIM MEDIANTE A FÉ EM CRISTO JESUS, TAMBÉM TEMOS CRIDO EM CRISTO JESUS, PARA QUE FÔSSEMOS JUSTIFICADOS PELA FÉ EM CRISTO E NÃO POR OBRAS DA LEI, POIS, POR OBRAS DA LEI, NINGUÉM SERÁ JUSTIFICADO"

(Gálatas, 2:16)

_________________________________________________________

A fé consiste em muito mais do que do mero assentimento mental a algum credo ortodoxo, ou a algumas assertivas e proposições concernentes a CRISTO, por mais ortodoxas que sejam tais declarações. Se não houver a intervenção do Espírito de DEUS, se o Espírito Santo não transformar o indivíduo desde o íntimo, fazendo com que seu arrependimento e fé sejam reais, então a doutrina da justificação, segundo é ensinado por Paulo, não funciona. Somente dessa maneira a fé pode realmente realizar mais do que a lei. Mas, como se desenvolve o processo divino?

- Isso vem mediante a fé, à parte das obras da lei. Antes, tudo ocorre

através da nova lei do Espírito. (Rm. 8:2).

- Isso justifica e santifica (Rm. 5:1 e 1 Tes. 4:3). Confere ao homem a

própria retidão de DEUS (Rm. 3:21), além de sua natureza moral

(Mt. 5:48).

- Isso transforma os remidos, levando-os de um estágio de glória para

outro, porque o Espírito é o seu agente ( 2 Co. 3:18); nessa

transformação, chegamos a assumir a imagem do Filho, justamente

com todos os seus atributos (Col. 2:10 e Ef. 1:23).

- Dessa maneira, chegaremos a partilhar da natureza divina (2 Pe.1: 4),

bem como dos tributos do Pai (Ef. 3:19).

- Esse é o caminho da graça, mas é também o caminho do poder

divino, que alcança os seus objetivos, por ser o caminho do Espírito.

A fé não é estéril; de fato não pode sê-lo, porque se trata de um dom de DEUS, de um dos aspectos do fruto do Espírito Santo

(Ef. 2: 8 e Gál. 5:22), precisando operar no nível da alma. A fé transforma as almas humanas, porquanto estas respondem a DEUS, através da comunhão mística mediante o Espírito Santo. Se porventura não houver tal reação favorável, então não estará funcionando a fé cristã. Mas de fato existe uma união vital com CRISTO, que resulta da fé; e a transformação moral flui dessa

união. (Rm. 6:3)

Mas, a fé não é mera crença e aceitação de alguma tradução doutrinária, conforme a fé tem sido reduzida em muitos grupos cristãos. A fim de que alguém tenha fé, é mister pintar um retrato verdadeiro de CRISTO. A caricatura escolástica de CRISTO, que faz dele um juiz atormentador, não cabe aqui. CRISTO não é um legislador apenas. Ele é o doador da vida. Deixe-me esclarecer que essas três coisas, a fé, CRISTO e a imputação da justiça, devem ser combinados. A fé se apossa de CRISTO. DEUS considera essa fé como justiça. Apresentando uma definição abreviada de um cristão. Um cristão não é alguém que não tem pecado, e, sim, alguém contra quem DEUS não mais imputa o pecado, devido à fé desse alguém em CRISTO.

Essa doutrina outorga consolo à consciência que se encontra em tribulação séria. Quando uma pessoa se encontra em CRISTO, fica acima da lei e do pecado. Quando a lei acusa e o pecado procura desanimá-lo, o cristão olha diretamente para CRISTO.

Um cristão livre, não tem outro Senhor além de CRISTO. Um cristão é maior do que o mundo inteiro. Não que rejeitemos as boas obras. Longe de nós tal coisa. Mas não nos permitiremos ser tirados de nossa ancoragem, como motivo de nossa salvação. A lei é uma boa coisa. Porém, quando se trata de definir a justificação, não há tempo para nos agarrarmos à lei. Quando debatemos sobre a justificação, devemos tão somente falar de CRISTO e dos benefícios que Ele nos trouxe. CRISTO não é nenhum delegado. Ele é o " CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO"(João, 1:29).

A declaração do apóstolo Paulo de que "...POR OBRAS DA LEI NINGUÉM SERÁ JUSTIFICADO..." (Gál. 2:16) aliás, declaração essa virtualmente idêntica à de R. 3:20 onde determina a grande razão pela qual ninguém pode ser justificado pela lei "...EM RAZÃO DE QUE, PELA LEI, VEM O PLENO CONHECIMENTO DO PECADO". Em outras palavras, a lei não possui uma função justificadora, não sendo Ele algum legislador. A lei condena, jamais podendo atuar como agente de salvação. De fato, a lei ajuda o pecado, dando-lhe o poder de matar espiritualmente o transgressor. (Rm. 7: 5,8)

"CONCLUÍMOS, POIS, QUE O HOMEM É JUSTIFICADO PELA FÉ, INDEPENDENTEMENTE DAS OBRAS DA LEI"(Rm.3:28).

FONTES.

Bíblia Sagrada

Livro N.T. Interpretado

Wilson de Oliveira Carvalho

O AMOR DE DEUS É MAIS AMPLO QUE A MEDIDA DA MENTE HUMANA.

(Frederick W. Faber)

Wil
Enviado por Wil em 19/08/2008
Código do texto: T1135119