Ensinamentos

Prólogo:

A vida material é efêmera! Aconselho-te a ler, meditar, aceitar e preconizar, por ser irrefutável, o que preestabelece Eclesiastes 12.

Observação: Leiam na Bíblia (Antigo Testamento) os demais versículos (3 até 13). Transcrevo, abaixo, apenas os versículos 1 e 2:

"1. Lembre do seu Criador enquanto você é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: "Não tenho mais prazer na vida...".

2. Lembre dele antes que chegue o tempo em que você achará que a luz do sol, da lua e das estrelas perdeu o seu brilho e que as nuvens da chuva nunca vão embora... (Eclesiastes e 12 - 1 e 2)".

Não se pode esquecer a verdade: o tempo não pára! Não vale a pena atormentarem-se quando quaisquer dos teus empreendimentos porventura ou desventura não derem certo.

Aceita os fracassos e vitórias apenas como provações divinas ou conveniências cósmicas. Nutra e controla tuas emoções! Não te exaltes! Não esqueças que teu descontrole emocional pode fornecer informações valiosas sobre teu caráter a pessoas que talvez não precisem saber de tuas intimidades, fraquezas, temores e frustrações.

O atraso na evolução espiritual sempre ocorre pelo desconhecimento de verdades incontestáveis. Só renunciando à concupiscência haverá progresso no entendimento dos mistérios divinos. Só pela humildade consegue-se compreender e alcançar a paz sonhada, a verdade suprema, o perdão sincero e o amor sem-fim.

O entendimento das palavras: amor, renúncia, paixão, fraternidade, compreensão, fé, esperança, caridade, perdão, humildade, camaradagem, lealdade, e tantas outras intangíveis, cujos propósitos são o aperfeiçoamento e a elevação do espírito ao estágio do justo, está no modo como vês e tratas o teu semelhante.

Cumprimenta, pois, a todos com alegria; saibas que muitas vezes, uma simples saudação, alegre e espontânea, consola uma dor e faz mudar uma opinião ao teu respeito. Não te preocupes jamais com a reciprocidade de uma cortesia! Cuida apenas de propiciar ao teu semelhante um tratamento digno e que o faça sentir-se útil, mais que gente, humano.

Se te ameaçarem destruir em quaisquer ambientes sociais por ciúme, inveja, instigação, calúnia ou maledicência, eleva-te mais alto... ou pensa mais positivo!

Se te criticarem, não respeitando tua ausência, ”puxando-te para baixo”, tentando impedir teu franco e necessário progresso, eleva-te mais alto ainda... ou pensa mais positivo do que a torpeza dos parvos, remissos e biltres que te criticam!

Se te fizerem injustiças, avaliando-te por baixo ou pela média dos medíocres, incompetentes e desinteressados pelo progresso, desestimulando-te, cerceando tua capacidade criativa, eleva-te mais alto... ou pensa mais positivo do que dantes! Assim superarás a ti mesmo, a tudo e a todos pela tua excelsa e inexcedível competência!

Estimulo-te hoje, amanhã e sempre para que tenhas coragem de alçar vôo e pensar sempre positivo, demasiado positivo e muito forte, com a cabeça nas nuvens, não abandonando teus sonhos, mas com os pés bem fincados no chão:

que progridas através dos teus méritos, pela tua persistência e capacidade em superar as dificuldades existenciais, os próprios limites; que possas arrastar os que estiverem em tua volta pelo dignificante exemplo;

que faças do estudo e do empirismo lógico, assim como fiz e ainda hoje faço, as ferramentas essenciais para o teu progresso justo, merecido e necessário!

Não esqueças, todavia, que quando estiveres voando e pensando em meus ensinamentos, saibas olhar para baixo e ver como existem criaturas muito menores que tu e o quanto és grande e importante diante delas.

É de bom grado que nessa mesma proporção, também olhes para cima e veja como é grandioso o céu que te acolhe e perceba o tamanho da pequenez de nós, seres humanos, diante do universo sem-fim e do que ainda temos que aprender e evoluir.