O SERMÃO DA MONTANHA - J.CRISTO -

FELIZES OS POBRES DE ESPÍRITO, PORQUE POSSUIRÃO A TERRA

Pobreza efetiva é aquela que não se tem nada mesmo e, Pobreza Afetiva, é aquela que traz em si, a conformidade no amor de Deus.

Pobre de espírito é aquele que se desiludiu dos homens de si mesmo.

Toda vez que lemos o Sermão das Bem- Aventuranças, uma razão , uma nova razão vem para a nossa vida. É comum entre as pessoas que estão meio desinteressadas pela própria vida, a indiferença instala-se em sua mente e, não valorizam-se a si mesmas. Perdem o amor próprio, que é aquele que nos coloca como referência do que somos e não, do que temos. Por isso, se vivermos desalienados das coisas do mundo, enxergamos e sentimos as necessidades de vivermos como Jesus nos ensina. Para viver a pobreza, precisamos de desapego, de vivermos a partilha do que temos e somos; participar da solidariedade que engrandece o lugar e o mundo que vivemos. Se nos preocuparmos com tudo que Jesus nos deixou como ensinamentos, seremos um pobre ou uma pobre, felizes, buscando no esvaziamento a Paz e o Amor de Deus. Ninguém é pobre por vocação, basta o essencial para viver-se com dignidade. Não é lícito , a ninguém , reter o supérfluo, quando ao seu irmão falta o necessário. Não adianta retirar as cortinas da tua casa, porque a vizinha não a tem. É preciso lutar para dar ao outro, também . “ Não há lugar para Deus num coração cheio de Terra” (Sto. Afonso.

A riqueza não traz felicidade a ninguém. O mau uso gera males que lhes são atribuídos :-O Egoísmo, que nos torna únicos em tudo e nos coloca dentro de um lar ou na sociedade como um todo. A sede do poder , que nos torna cegos e incapazes de sentirmos as necessidades por que passam aqueles que nos rodeiam, tornando-nos frios e calculistas, no trato com os irmãos, espezinhando-os , como se nada fossem. Vamos nos confinando em nossas riquezas e, trocando o nosso Deus pelo dinheiro, pela riqueza que transforma o nosso coração . Aqueles que têm medo de perderem o dinheiro, deviam preocupar-se, muito mais, de se encontrar com Deus, no dia do acerto final. Tudo que se planta dá...Tudo que não se planta não dá. A preocupação de Ter mais, de acumular riquezas, faz com que se perca o “verdadeiro sentido da vida” O Evangelho deixa-nos mais o terrível exemplo de ganância = Judas vendeu Jesus por trinta moedas de prata. Jesus a maior das riquezas deste mundo. O próprio Jesus o chamara para pertencer ao grupo dos apóstolos que o seguiam. Pois bem... O que aconteceu a ele??/ Simplesmente enforcou-se . Esse foi o maior acontecimento causado pela ganância. E, assim continua, ainda hoje este nosso mundo... ATÉ QUANDO ?????????????????????

Bene - ctba. (b.g.j.) DEUS É BOM!!! - DEUS É FIEL!!! – 26/08/2008