6ª Feira - Martírio de São João Batista

Jr 1,17-19; Sl70; Mc6,17-29.

                Hoje celebramos a memória do martírio de João Batista, o maior dentre todos  nascidos de mulher. Ele é a voz que clama no deserto e precisamos aprender com ele a fidelidade e o amor. Não podemos tremer diante das estruturas do mal.

 Marcos relata com maestria o martírio de São João Batista.Inicia descrevendo a situação na corte: a relação pecaminosa e ilegítima de  Herodes com a cunhada, a ascendência de João, sua admoestação franca, como a do profeta Natã a Davi, o rancor de Herodíades.

Diz o evangelista que Herodes respeitava ou temia  João ,por sua condição ”sagrada”(v20).

Celebra-se o aniversário do rei, em clima de festa.É ocasião de fazer benefícios e conceder perdão.A princesa faz o papel de bailarina  num solo de exibição a um público masculino.Diante de um aplauso geral,o rei promete dar-lhe  o quanto pedir. Herodíades instiga a filha a pedir  a cabeça de João Batista que se encontrava na prisão.

Um juramento não pode justificar um crime de assassinato. Mas o rei cede à sensualidade e aos compromissos da corte. O quadro  denuncia  a imoralidade e corrupção dos dirigentes.

A moça levando a bandeja com a cabeça de João Batista oferece à mãe.João está prefigurando a morte de Jesus. 

                A nossa sociedade está cheia de Herodes, principalmente aqueles que  estão no poder  e podem optar entre a vida e a morte.

Que cada um de nós que comungamos do pão da Palavra possamos defender a vida. Deus quer que todos vivam. E nós com o testemunho de vida devemos transformar o mundo sendo instrumentos de Jesus em todos os ambientes em que atuamos anunciando, como o salmista da liturgia de hoje(Sl70)” a justiça  e as graças de Deus , as quais são incontáveis” e que Jesus deseja  que todos tenham vida em abundância. 


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1151716