(II) MEDITAÇÕES EM NEEMIAS - 11. DISPONHAMOS-NOS E EDIFIQUEMOS.

NEEMIAS 2:11-20.

“E LHES DECLAREI COMO A BOA MÃO DO MEU DEUS ESTIVERA COMIGO, E TAMBÉM AS PALAVRAS QUE O REI ME FALARA. ENTÃO DISSERAM: DISPONHAMO-NOS, E EDIFIQUEMOS. E FORTALECERAM AS MÃOS PARA A BOA OBRA”. NEEMIAS 2:18.

A primeira coisa que Neemias fez ao chegar em Jerusalém foi verificar de perto a situação dos muros. Os muros falam de proteção precisamos cuidar da segurança espiritual de nossos irmãos e da nossa querida cidade (a minha é Arraial do cabo) precisamos criar mecanismos, estratégias que protejam nossos queridos das astutas ciladas do adversário. Ele preocupou-se em ver cada detalhe. Após andar por toda a extensão de Jerusalém Neemias pode ter uma visão mais clara, um entendimento mais completo da destruição, do caos em que Jerusalém estava. Enquanto andava por sobre os escombros, ele certamente ia dialogando com o Senhor indagando, pedindo ao Pai direção por onde começar aquela grande obra, como iniciar a restauração dos muros. Ele não precipitou-se em falar com ninguém acerca da sua intenção, daquilo que estava no seu coração, e também não precipitou-se em começar a restauração de qualquer maneira. Cada passo no processo de restauração foi muito considerado diante de Deus. Somente após profundos colóquios com o Pai foi que Neemias abriu o seu coração aos que com ele estavam e com os que já estavam em Jerusalém.

Mostrou-lhes primeiramente que a condição em que estavam, era resultado de que os muros estarem derrubados. Tiago 4:7: diz que “Sujeitai-vos pois a Deus (edificar o muro) resistir ao diabo e ele fugirá de vós” Depois, mostrou-lhes que a sua vinda e tudo o que havia ocorrido até aquele momento era porque a boa mão de Deus estava com ele. Neemias não era egoísta, por isto compartilhou com os outros o seu encargo, com o propósito de levantar o maior numero de cooperadores possível para esta grande obra de restauração. Ao ouvirem as palavras animadoras de Neemias, todos ficaram encorajados e se levantaram dispostos a edificar.

Como já era esperado, inimigos e adversários apareceram. A primeira vez foi quando Neemias estava a caminho de Jerusalém. Os adversários Sambalá e Tobias ficaram indignados porque aparecera alguém que viera á procura do bem dos filhos de Israel. Agora, além de indignados, passaram a zombar dele e a desprezá-lo por causa da intenção deles de edificar os muros. Tentaram amedrontá-los dizendo que isso seria rebeldia contra o rei. Neemias, porém, era mui ousado e determinado. Não se importou com a zombaria e o desprezo, antes mostrou-lhes que Deus, o Deus do céu, é quem lhes daria bom êxito. Como servos de Deus eles se dispuseram para reedificar, cooperando com o propósito de Deus. É esta determinação e ousadia de Neemias que precisamos ter hoje na edificação da igreja. A obra não é nossa, mas de Deus. É Ele quem nós Dara bom êxito. Somos apenas seus cooperadores. “Esforçai-vos, e tende bom ânimo. Não temais, nem vos espanteis. Por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que esta com ele, pois conosco há um maior do que está com ele” [II Crônicas 32: 7- 8] Termino esta meditação com Filipenses 1:6 “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que começou a boa obra aperfeiçoara até o dia de Cristo Jesus”

Arraial do cabo 29/08/08.

By pastor Valdeci N. Oliveira.

Valdezz
Enviado por Valdezz em 31/08/2008
Código do texto: T1155195