5ª.Feira da 22ª.Semana Comum

ICor3,18-23 ;Sl 23(24) ; Lc 5, 1-11

 

Até agora Jesus age sozinho no território da Galiléia.Daí pra frente vai alargar seu campo de ação rodeado dos seus colaboradores.

O primeiro chamado tem como cenário as multidões que o  comprime  à beira do lago de Genesaré Em seguida, sobe à barca de Simão e daí faz sua pregação.Terminada a missão fala à Simão :Rema lago adentro e lança as redes.Este e os companheiros haviam passado a noite no mar e nada haviam pescado, no entanto obedece ao Mestre embora estivessem cansados, abatidos  e desanimados.Tiveram grande surpresa os pescadores experientes embora  soubessem que era uma ação  inútil.

Mais importante Pedro tem de descobrir sua condição pecadora revelada pela  presença e atuação do Mestre Jesus .

Pescar é  imagem de apostolado, como será  depois  o pastoreio. A abundância da pesca pode representar para a comunidade a expansão da Igreja. Simão é o primeiro e passa a ser chamado Pedro,  e em seguida  aderem os dois irmãos: João e Tiago.Os três deixaram tudo e seguiram Jesus  que havia dito:Não temas daqui pra frente  pescarão homens.

Na 1ª.Leitura São Paulo nos chama a atenção para a nossa pequenez.Devemos confiar em Deus que não é falível, nunca na sabedoria humana.

O Salmista canta que  “ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra” .

Procuremos nos aprofundar nos ensinamentos do Senhor para que nos tornemos  pescadores de homens.

Jesus nos dá lições importantes para a nossa vida. Ele faz maravilhas na vida dos que O escutam e tem uma vida espiritual mais profunda. Se ouvirmos sua Palavra e nos deixarmos por ele ser usados seremos  pescadores de homens, operários da messe. 


Com som em: 
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1163291