6ª. Feira da 23ª. Semana Comum

                      I Cor 9,16-19.22b-27; Sl 83(84); Lç 6,39-42.

 

O lugar original da comparação ”Poderá um cego guiar outro cego? Não cairão ambos no buraco?” é a polêmica com os letrados, interpretes da Lei (Mt23, 16).Dirigida aqui aos discípulos, mostra que o farisaísmo é uma atitude típica que também pode ocorrer na comunidade.São cegos os que não vêem  com os olhos de Jesus.

Quando Jesus diz que o discípulo não é maior que o Mestre é para instruir  sobreos sofrimentos da missão. Aqui o Mestre é Cristo: os  discípulos não podem  desejar superá-lo; por outro lado, devem procurar transmitir o que dele  receberam.

Na vinheta “o cisco e a trave” o Mestre assim se expressa para  dizer que “‘Quem corrige a outros  que se corrija antes”. A trave é como uma cegueira para os próprios defeitos. Atenção aos censores que se consideram  exemplares.

               Na 1ª leitura Paulo nos instrui que devemos como ele, nos sentirmos como um profeta, na obrigação de pregar. Apesar de sermos livres como cristãos  devemos a exemplo de Jesus ser servos de todos, com generosidade desinteressada  de recompensa.Esta será para todos os cristãos que viverem  segundo o plano de Deus.



Com som em:
  http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1174571