EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Nm 21,4b-9; Sl  77(78); Fl 2,6-11; Jo 3, 13-17 

No Evangelho da festa da Exaltação da Santa Cruz São João Taz um trecho do diálogo  entre Jesus e Nicodemos. O Mestre compara a serpente levantada no deserto (1ª. Leitura) ao Filho do homem levantado no madeiro da Cruz. Jesus levantado na cruz é sinal de salvação para os que têm fé: crer para ter a vida eterna. É o grande gesto de amor do Pai pela humanidade: Entregou até as últimas conseqüências ”O Filho único”.

O Pai e Jesus nos ensinaram a amar até o extremo. Por isso observemos o refrão do Salmo de hoje: “Das obras do Senhor, ó meu povo não te esqueças”!

Jesus sendo o Senhor humilhou-se, esvaziou-se a  si mesmo, assumiu a condição de escravo e fez-se obediente até a morte de cruz por amor aos homens.

A cruz antes de ser sinal de sofrimento e  morte é sinal de salvação e de obediência ao Pai.

A celebração de hoje nos ensina a olhar a cruz como manifestação do amor de Deus. Se fôssemos capazes de amar até a morte seria possível construir uma sociedade fraterna e solidária.

Para isto precisamos ter Jesus como Senhor da nossa vida e reconhecer que Ele é o Senhor do céu, da terra e do inferno, e que todos devem curvar os joelhos diante dele.

com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1177745