AMOR, FÉ E ESPERANÇA

"SUPORTAI-VOS UNS AOS OUTROS, PERDOAI-VOS MUTUALMENTE, CASO ALGUÉM TENHA MOTIVO DE QUEIXA CONTRA OUTREM. ASSIM COMO O SENHOR VOS PERDOU, ASSIM TAMBÉM PERDOAI VÓS; ACIMA DE TUDO ISSO, PORÉM, ESTEJA O AMOR, QUE É O VÍNCULO DA PERFEIÇÃO" (Colossenses, 3: 13-14)

-------------------------------------------------------------------

Podemos afirmar sem medo de errar, que na história da humanidade não existe outra virtude que possa sobrepujar o amor. O amor é a base de todas elas. Assim, para que possamos meditar a respeito do capítulo acima e seus respectivos versículos, convém que iniciemos pelo último versículo (14), pois, até mesmo o exercício dos maiores dons é algo inútil se não estiver alicerçado no amor. Assim, dentre as três grandes virtudes cristãs, o amor, a fé e a esperança, o amor é o maior delas.

Ainda que a Bíblia se refira a diversos tipo de amor, a sua mensagem primordial nos fala sobre o amor único do Senhor.

Vejamos:

- Nos fala sobre o amor de DEUS. ( João, 3:16)

- Nos fala sobre o fato que o amor de DEUS é derramado em

nossos corações pela ação do Espírito Santo. ( Rm. 5:8)

- Nos fala sobre o amor como princípio normativo da família de

DEUS. (João, 14:21 e 15:10)

- Nos fala sobre o amor como um dos aspectos do fruto do

Espírito Santo, uma graça espiritual, um produto do

desenvolvimento espiritual. (Gal. 5:22)

- Nos fala sobre o hino de elogio ao amor. Examinai todo o

décimo capítulo da primeira epístola aos Coríntios, no qual o

apóstolo Paulo transmite que:

"E EU PASSO A MOSTRAR-VOS AINDA UM CAMINHO SOBREMODO EXCELENTE. AINDA QUE EU FALE AS LÍNGUAS DOS HOMENS E DOS ANJOS, SE NÃO TIVER AMOR, SEREI COMO O BRONZE QUE SOA OU COMO O CÍMBALO QUE RETINE".

Em outras palavras, o amor é:

1 - A virtude que completa a todas as demais virtudes, tornando-

as maduras e completas.

2 - Por ser a maior de todas as virtudes, aperfeiçoa agora à

igreja, na unidade, tornando-a uma espécie de prefiguração

do estado eterno, que será perfeito.

3 - Um laço perfeito que envolve a súmula total das virtudes,

perfazendo a perfeição. O amor promove a perfeição, sendo,

ele mesmo, um laço perfeito.

4 - A principal idéia, provavelmente, é que o amor faz com que

todas as virtudes, consideradas em seu conjunto, sejam a

expressão da espiritualidade intima, a perfeição do caráter

cristão, que é aquilo que devemos compreender.

A idéia da perfeição, nas páginas do N.T. nunca é reduzida à maturidade espiritual. É verdade que o homem mortal, mesmo que tenha atingido a impecabilidade (o que é duvidoso), não pode participar das perfeições positivas do Senhor DEUS, de toda a plenitude divina. Mas nosso alvo é a participação em todas as perfeições morais positivas de DEUS, até a extensão em que DEUS as possui. Então haveremos de amar como DEUS ama, e seremos dotados da mesma bondade, misericórdia, justiça que ele tem.

Porém, visto que DEUS é um ser infinito, a busca pelas suas perfeições também é algo infinito, essa inquirição é a base mesma de toda a existência na eternidade. O amor é o caminho mais rápido que há de retorno a DEUS, sendo a base do exercício de todas as outras virtudes, e a maioria dessas virtudes, de alguma maneira, compõe-se apenas de formas de expressão do amor.

O amor é o mais nobre produto do desenvolvimento espiritual. Aquele que ama paulatinamente se vai tornando semelhante a DEUS, sendo inspirado por ele. O amor resulta do poder do Espírito Santo, em nós residente. Se buscarmos esse poder, estaremos, ao mesmo tempo, buscando saber como se ama.

O alvo absoluto consiste de amarmos como CRISTO amou, pois ele é o grande modelo de todas as virtudes espirituais. Em assim sendo, os cristãos são exortados a se suportarem, uns aos outros em amor exatamente em razão de existir o perdão, que é um subproduto do amor. Não é sem razão que o autor sagrado nos transmite:

"SUPORTAI-VOS UNS AOS OUTROS" (Colossenses,3:13)

O perdão é possível quando o amor de DEUS se acha em nossos corações, quando há gentileza e ternura no seio da comunidade cristã. Os homens farão coisas que exigem perdão da parte de outros, até mesmo no meio dos cristãos, tal como os homens ofendem a DEUS todos os dias. Faz parte da experiência humana que pouquíssimos cristãos deixarão de perdoar a outros, e com atitude boa, se seus ofensores não lhes tirarem o auto-respeito. Porém, geralmente, quando as pessoas são ofendidas, tornam-se orgulhosas e altivas, tornando-se inabordáveis, pelo que o perdão não é buscando e, em consequência, não é dado.

DEUS sempre tem muitos motivos de queixa contra os homens. No entanto, ele os perdoa. Aos cristãos é ordenado que sigam a mesma forma de conduta. Portanto:

"ANTES, SEDE UNS PARA COM OS OUTROS BENIGNOS, COMPASSIVOS, PERDOANDO-VOS UNS AOS OUTROS, COMO TAMBÉM DEUS, EM CRISTO, VOS PERDOU"

(Efésios, 4: 32)

FONTES:

Bíblia Sagrada

Livro - N.T. Interpretado

Wilson de Oliveira Carvalho

"Seja paciente com as falhas dos outros, pois Deus tem sido paciente com as suas"

(Autor desconhecido)

Wil
Enviado por Wil em 15/09/2008
Código do texto: T1179605