A OVELHA PERDIDA

Há história talvez seja uma das mais conhecidas da Bíblia. Quem nunca já escutou ou leu a parábola da " ovelha perdida".

Eram 100 ovelhas em um aprisco, e um dia o pastor sentiu a faltade uma, e foi procura-la e buscá-la. Há encontrou perdida e presa em um espinheiro. Ele cuidou de suas feridas e a trouxe de volta com carinho, para dentro da segurança do aprisco.

Quando criança, depois da história da pedrada, com a qual Davi, que ainda pastor, derrubara o gigante Golias, outra história da Bíblia que muito me atraía, era a da ovelha perdida;

Eu não sei se todos sabem, mas a ovelha é considerado um dos animais mais estúpidos da face da terra. É sério, não a estou insultando. Pergunte a qualquer criador de ovelhas, ele lhe dirá o mesmo;

Minha mãe conta, que quando era criança, meu avõ criava ovelhas. A ovelha necessariamente necessita ser guiada para o pasto com mão firme. O pastor que a leva, deve ter muito cuidado, pois qualquer movimento seu brusco, pode ser levar a ovelhinha a seguir por outro caminho, e pior, levando os demais com ela.

Acontece que se uma ovelha desviar os olhos do seu pastor, ela perde o rumo. E, o mais grave, é que as demais ovelhas tendem a segui-la. Por isso é muito perigoso deixá-las sozinhas. Elas não tem senso de altura ou perigo. Por isso, é que se uma pular em um abismo, as outras a seguiram sem pensar.

A parábola é muito curta. Não há qualquer indicio de como essa ovelha se perdeu.

O certo é que, ou o pastor dela se descuidou, ou ela deixou de segui-lo por algum motivo. Fico imaginando o que esse pastor fez pra perder a ovelha. Talvez ele estivese olhando para outro lado. Talvez estivesse tocando sua flauta e esqueceu das ovelhas. Talvez a ovelha tenha perdido o rumo, porque ao olhar aquele que a guiava, nao o considerou um bom pastor, este não a estava cuidando bem.

Por outro lado, também não há qualquer referência se o pastor que perdeu, foi o mesmo que a achou.

Várias interpretações podem ser extraídas desta parábola. Mas a que eu mais gosto, foi aquela que consegui aprender nos últimos anos.

Nem todos que se dizem pastores, tem guardado suas ovelhas. Nem todos que se dizem pastores, são pastores de verdade.

O verdadeiro pastor é aquele que dá a vida por suas ovelhas, arrisca-se para tirá-la do espinheiro, e sempre está pronto, com o remédio certo para curar suas feridas.

JESUS CRISTO é o bom pastor. Ele está sempre em busca da ovelha perdida, não por que ele a perdeu, mas por que alguém usando falsamente o seu nome, desviou a ovelhinha do caminho seguro.

Quantas vezes encontramos em nosso caminho falsos pastores, prometendo caminho seguros, mas guiando suas ovelhas por tortuosos e escuras estradas, desviando-as da verdade? E por causa disto, aqueles que verdadeiramente pregam a palavra de DEUS, se veêm cotidianamente igualados ao mau pastor!

Mas qual o caminho seguro? Talvez alguém comente que defendo o Cristianismo por que sou Cristã. Não é bem assim. Ser cristão é mais do que ir a igreja e seguir uma doutrina. Todas as religiões possuem sua própria doutrina. Em todas essas doutrinas há belos preceitos filosóficos. Seguir preceitos filosóficos é muito fácil.

Mas, e quando esses preceitos fazem o que o fez o mau pastor? desviam voce do caminho seguro, ou deixam " no meio do caminho"? não lhe respondem todas as respostas, ou não suficientes para voce chegar até o final da estrada?

Seguir a Cristo, o bom pastor, é desafiante! Ter coragem para deixar que ele guie o seu caminho, ter certeza que todas as vezes que voce se machucar ele estará pronto para lhe curar, guardar e lhe proteger, e quando os dias maus chegarem, saber que ele estará ao seu lado para ajudar na travessia,é muito mais do que ter uma religião!

Se voce não crer em mais nada, se algum falso pastor deixou que voce caísse em um espinheiro,se o seu único remédio está em preceitos filosóficos que duram somente o tempo que voce termina a leitura dos mesmos, lembre que o Bom Pastor, que é Cristo, quer lhe resgatar e leva-lo de volta, em segurança para o seu aprisco.LEIA JOAO 3:16.

marta cruz de lima
Enviado por marta cruz de lima em 06/03/2006
Reeditado em 06/03/2006
Código do texto: T119659