MISTÉRIOS DE DEUS

A vida é passageira:- Palavras de Coélet, filho de Davi, rei de Jerusalém.

Ó suprema fugacidade, diz Coélet! Ó suprema fugacidade!

Tudo é fugaz! Que proveito tira o homem de todo o trabalho com que se afadiga debaixo do sol?

Geração vai, geração vem, e a terra permanece sempre a mesma.

O sol se levanta, o sol se põe, voltando depressa para o lugar de onde novamente se levantará.

O vento sopra para o sul, depois gira para o norte e, girando e giran-do, vai dando as suas voltas.

Todos os rios correm para o mar, e o mar nunca transborda; embora cheguem ao fim do seu percurso, os rios continuam a correr.

Toda explicação fica pela metade, pois o homem não consegue termina-la.

O olho não se farta de ver, nem o ouvido se farta de ouvir.

O que aconteceu, de novo acontecerá; e o que se fez, de novo será feito: debaixo do sol não há nenhuma novidade.

As vezes ouvimos dizer: “Veja, esta é uma coisa nova!” mas ela já existiu em outros tempos, muito antes de nós.

Ninguém se lembra dos antigos, e aqueles que existem não serão lembrados pelos que virão depois deles.

Eu Coélet, fui rei de Israel em Jerusalém.

Eu resolvi pesquisar e investigar com sabedoria tudo o que acontece debaixo do céu.

Essa é um,a tarefa penosa que Deus entregou aos homens, para com ela ficarem ocupados.

Então examinei as coisas que se fazem debaixo do sol e cheguei a conclusão de que tudo é fugaz, uma corrida atrás do vento; o que é torto não se pode endireitar, e o que falta não se consegue contar.

Pensei e disse para mim:’

Fiquei maior e mais sábio do que todos os que reinaram em Jerusalém antes de mim, e a minha mente adquiriu muita sabedoria e ciência, assim como a tolice e a loucura.

E compreendi que também isso é correr atrás do vento, porque onde há muita sabedoria, há também muita tristeza, e onde há mais conhecimento há também mais sofrimento.

Ecl 1,1-18

MISTÉRIOS DE DEUS

Versos baseados no texto acima

Que proveito tira o homem

De todo o trabalho que faz,

Se entregando aos prazeres da carne

Sabendo que a vida é fugaz?

Existem coisas na vida

Que ninguém consegue explicar:

Geração que vai e que vem

E a terra permanece no mesmo lugar.

O sol se levanta tão majestoso

E volta as origens pra depois levantar

O vento que sopra do sul para o norte

Girando e girando sem nunca parar.

As águas dos rios que correm depressa

E se desembocam todas no mar.

E o mar não transborda

E as águas continuam nele desembocar.

Explicação fica pela metade

E ninguém consegue a explicação terminar.

Outras perguntas que me vêm a mente:

Alguém pode me esclarecer?

Por que os ouvidos não se cansam de ouvir

E os olhos não se cansam de ver?

Por que o que hoje está acontecendo,

Irá novamente acontecer?

Veja! Esta é uma coisa nova!

As vezes ouvimos alguém nos dizer.

Aquilo que é novo em nosso presente

Em outros tempos já existiu também.

No futuro seremos todos passado

E quem viver o presente, não se lembrará de ninguém

Antônio Oliveira (Paraibuna SP)

Menestrel do Amor
Enviado por Menestrel do Amor em 27/09/2008
Código do texto: T1199945