MAS DEUS ESTAVA COM ELE

"OS PATRIARCAS, INVEJOSOS DE JOSÉ, VENDERAM-NO PARA O EGITO; MAS DEUS ESTAVA COM ELE"

(Atos, 7:9)

-------------------------------------------------------------

MAS DEUS ESTAVA COM ELE

A história começa com a inveja ou ciúmes, dos irmãos de José quando este teve sonhos que revelaram sua futura posição (Gn. 37:9-11), e em razão de ser alguém que lhes era espiritualmente superior, ainda que mais novo quando à idade. DEUS, porém, estava com ele nas suas aflições e o libertou delas.(Gn.39:2,21).

E desse modo teve início o cortejo de iniquidades que terminou por ocasião da crucificação do próprio Messias, o Senhor JESUS. Não podemos deixar de perceber aqui a alusão indireta ao Senhor porquanto José foi tipo de Cristo, tanto no fato de que sofreu abusos e afrontas da parte de seus irmãos, como pelo fato de que eles o odiaram sem causa. Desta maneira, José foi entregue a estrangeiros egípcios, tal como o Senhor JESUS foi entregue a estangeiros romanos. Em ambos os casos, porém, em seguida ambos efetuaram uma redenção em favor de seus irmãos; pois José levou os seus irmãos a acharem favor aos olhos dos egípcios, escapando da morte pela fome que então prevalecia por todo o mundo, ao passo que o Senhor JESUS livrou potencialmente a todos os homes da mortal fome espiritual que devora as almas dos homens, e que domina o mundo inteiro, sujeitando toda a humanidade à servidão a satanás e suas hostes.

Os judeus se ufanavam orgulhosamente de seus patriarcas. No entanto, somente Benjamim escapou da profanação de traição e opressão contra um irmão inocente, do que se tornaram culpados todos os demais irmãos de José. Também se vangloriavam de suas próprias pessoas, pensando que a revelação e a graça de DEUS haviam cessado com eles; no entanto, eram muito mais culpados do que os seus antepassados, mais violentos e pervertidos, porquanto chegaram ao extremo de assassinar ao próprio Messias que lhes foram prometido por DEUS.

Os irmãos de José queimaram por dentro para fazer o mal,o que não poderia ter acontecido se tivessem sabido como é que um homem deve andar com DEUS. Deve-se comparar essa ação dos irmãos de José com o fato de que o sinédrio apedrejou espontaneamente e sem causa a Estevão. Era autênticos descendentes daqueles patriarcas.

É interessante observarmos aqui que parte da inveja, no caso de José, é que ele possuia dons psíquicos e espirituais, outro tanto se deu no caso do Senhor JESUS, por ter sido ele extraordinário operador de milagres, um profeta da mais alta categoria, absoluto mesmo em sua posição, por ser o Messias e o Senhor da glória.. Estritamente falando, josé não foi vendido aos egípcios, e, sim, aos midianistas e ismaelitas...

"ORA, SENTANDO-SE PARA COMER PÃO, OLHARAM E VIRAM QUE UMA CARAVANA DE ISMAELITAS VINHA DE GILEADE...E, PASSANDO OS MERCADORES MIDIANITAS, OS IRMÃOS DE JOSÉ O ALÇARAM..."(Gn. 37:25,28).

Porém, provavelmente os irmãos de José sabiam que os negociantes de escravos midianitas haveriam de vende-lo eventualmente no Egito. O próprio José se refere a essa questão. "AGORA, POIS, NÃO VOS ENTRISTEÇAIS, NEM VOS IRRIETEIS CONTRA VÓS MESMOS POR ME HAVERDES VENDIDO PARA AQUI; PORQUE, PARA CONSERVAÇÃO DA VIDA, DEUS ME ENVIOU ADIANTE DE VÓS". (Gn.45:5)

"MAS DEUS ESTAVA COM ELE". Na Escrituras Sagradas inteiras não há idéia mais importante do que essa. As circunstâncias externas eram negras, e José sofreu ao mesmo tempo vergonha e agonia; mas o plano de DEUS para ele de forma alguma se nublara ou diminuira de intensidade. Pelo contrário, a própria maldade envolvida em suas circunstâncias estava contribuindo para a realização da vontade divina com relação a José. Por isso mesmo é que está registrado nas Escrituras.."VÓS BEM INTENTASTES MAL CONTRA MIM, PORÉM DEUS O TORNOU EM BEM, PARA FAZER, COMO VEDES AGORA, QUE SE CONSERVE MUITA GENTE EM VIDA"."DEUS ME ENVIOU ADIANTE DE VÓS, PARA CONSERVAR VOSSA SUCESSÃO NA TERRA E PARA VOS PRESERVAR A VIDA POR UM GRANDE LIVRAMENTO". (Gn. 50: 20 e 45:7).

Essa palavras encerram uma grande instrução para nós. DEUS fez o mal redundar em bem e José pode completar uma missão que foi garantida pela providência divina. Isso produziu em resultado um extraordinário livramento, com a preservação da vida de uma nação inteira, e não apenas de alguns poucos individuos. Ora, foi através dessa naçaõ, assim preservada, que veio o Messias. Disso resulta a vida eterna para as almas de todos quantos se arrependem de seus pecados e confiam no Senhor JESUS.

Não incorremos em risco algum ao supormos que, no caso de José, todos os acontecimentos de sua vida levaram ao cumprimento de sua missão, acontecimentos esses que faziam parte da providência de DEUS; e as Escrituras indicam que assim igualmente sucede na vida de cada indivíduo.

A FORÇA DA TUA INVEJA É A VELOCIDADE DO MEU SUCESSO E A GARANTIA DE MINHA VITÓRIA.

(Autor desconhecido)

Wil
Enviado por Wil em 10/03/2006
Código do texto: T121435