CRISTO OU O CAOS?

"SABEIS QUE AQUELE QUE CONVERTE O PECADOR DO SEU CAMINHO ERRADO SALVARÁ DA MORTE A ALMA DELE E COBRIRÁ MULTIDÃO DE PECADOS"

(Tia. 5: 20)

------------------------------------------------------------------ CRISTO OU O CAOS?

Não existe alma que não possa ser ganha para CRISTO. Mas, às vezes, isso exige esforço e dedicação, contudo, grande é a recompensa daquele que reconduz pecadores ao caminho do Senhor. Assim também poderia ser compreendida a declaração do presente versículo. Um número demasiadamente grande de membros ou não tem fé para compartilhar dela com outros, ou lhes falta o entusiasmo para tanto. Esses se dispõem a delegar tais responsabilidades a empregados pagos pela igreja.

Talvez esses não mais acreditem que a questão é tão séria que é uma questão de vida ou morte; talvez não creiam mais que o desvio para longe da verdade é algo extremamente desastroso. Porém, poderíamos olhar ao nosso derredor, hoje em dia, sem tremer ante o estado desesperador do mundo, que está encaminhando tão loucamente pelo caminho largo para a destruição. A única alternativa para nós não é CRISTO ou o caos?

Quão belo é encontrar uma alma nobre, tendo comunhão freqüente com ela! Quanta é a felicidade daquele que é usado como meio de preservá-la da mácula! Porém, o mais bendito de tudo é sermos instrumentos para salvamento da degradação e da destruição!

"DIGO-VOS QUE ASSIM HAVERÁ MAIOR JÚBILO NO CÉU POR UM PECADOR QUE SE ARREPENDE, DO QUE POR NOVENTA E NOVE JUSTOS QUE NÃO NECESSITAM DE ARREPENDIMENTO" (Lucas, 15 > 7).

Conforme assevera um autor, o convite por começarmos tal ação é em casa, salvando aos nossos próprios filhos. Diz ele:

"Prezado leitor, imploro-lhe da parte de CRISTO, pelo bem de sua alma, pelo bem de seus filhos, pelo bem da igreja e do mundo, que conscientemente e com seriedade, você estabeleça um culto doméstico, invocando o nome de DEUS, entoando-Lhe louvores, instruindo e educando sábia e diligentemente a seus filhos jovens e seus empregados nas Escrituras e na doutrina cristã. Ouça-me, como se eu lhe implorasse de joelhos, com lágrimas nos olhos. Ai do mundo, devido a sua negligência nesse particular! É dentre famílias ímpias que surgem os ímpios governantes do mundo, os ministros ímpios, e um enxame de inimigos da santidade e da paz, bem como inimigo de sua própria salvação. Qual é a nação que não geme debaixo da confusão, das misérias da horrenda iniqüidade que são apenas frutos das negligências domésticas, da educação maligna e descuidada da juventude.: É obra de grande habilidade e cuidado constante a instrução e a educação de nossos filhos, procurando evitar que caiam em companhias tentadoras e em armadilhas. Clamam alguns contra os ministros mudos ou infiéis, quando eles mesmos são piores do que isso, em seus próprios lares! Isso é apenas auto-condenação. Os ministros teriam maiores obrigações de cuidar das almas dos filhos alheios, por natureza ou por voto e pacto, do que os seus próprios pais? Poderão os ministros fazer isso em favor de paróquias inteiras, quando outros não cuidam nem de suas próprias famílias e de seus filhos? A primeira obrigação e porção é a dos chefes de família.

Se as famílias negligenciarem traiçoeiramente à parte que lhes cabe, pensando que tudo o mais deve ser contrabalançado na igreja, então com igual razão se poderia enviar as crianças às universidades, antes de saberem ler e escrever, o que se aprende nas escolhas elementares. Se houve qualquer esperança de correção dos homens deste mundo ímpio, miserável e desviado, certamente resida na religião doméstica, bem como na educação cristã de nossa juventude."

Declara um outro autor, no mesmo tom apaixonado:

"Se eu tivesse uma voz capaz de atingir os mais remotos limites da cristandade, faria uma exortação aos pais e aos ministros dizendo: Firmar vossos corações na promoção da piedade dos filhos e dos jovens, desde o começo, daqueles que estivessem sob os vossos cuidados. Que vos ocupeis disso com peculiar interesse, em vossos estudos e orações diárias. Pais, se amai aos vossos filhos, cuidai em permitir-lhes verem o vosso piedoso intuito de buscardes seu bem-estar eterno.

Começai o mais cedo possível, e nunca permitais a diminuição da diligência. Ministros! Se amai às almas imortais; se amais à igreja de DEUS; se desejais ligar os corações de pais e de filhos às vossas pessoas e ministérios, para o benefício espiritual deles; se desejais edificar a causa de CRISTO da maneira mais eficaz possível, que não haja demora e nem interrupção nesse interessantíssimo trabalho. Satanás, começa a alistar os jovens desde cedo em seu serviço. Resolvei livrá-los de seu poder e treinai-os para servir a DEUS."

"OS QUE FOREM SÁBIOS, POIS, RESPLANDECERÃO COMO O FULGOR DO FIRMAMENTO; E OS QUE A MUITOS CONDUZIREM À JUSTIÇA, COMO AS ESTRELAS, SEMPRE E ETERNAMENTE" (Dan. 12 > 3)

FONTES:

Bíblia Sagrada

Livro - N.T. Interpretado.

Wilson de Oliveira Carvalho

"APRENDEMOS A VOAR COMO OS PÁSSAROS E A NADAR COMO OS PEIXES, MAS NÃO APRENDEMOS A ARTE DE CONVIVER COMO IRMÃOS"

(Martin Lutker King)

Wil
Enviado por Wil em 12/10/2008
Código do texto: T1224034