REVELAÇÕES DE JESUS - Lucas, 4, 16-30

Jesus chega a Nazaré, cidade onde tinha sido criado.. Segundo o seu costume, estava em dia de Sábado na Sinagoga e, levantou para ler a mensagem do dia. Entregaram-lhe o livro do Profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito :” O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação dos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.” Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os estavam na Sinagoga, tinham os olhos fixos em Jesus. E, começou , então , a dizer-lhes : “Cumpriu-se , hoje, esta passagem da Escritura que acabais de ouvir.” Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam com as palavras repletas de graça, que saiam da sua boca. Diziam :- “ Não é este o filho de José, o carpinteiro? “ Jesus disse-lhes então: - “Certamente, ides citar-nos o provérbio :- “ Médico, cura-te a ti mesmo”. Neste trecho do Evangelho de Lucas, vemos e sentimos todas as dificuldades de Jesus, quanto a sua verdadeira descendência do Senhor. Quando lê o Livro da Sagrado daquele povo e diz que o que lera era um cumprimento do que aconteceria com a chegada d’ Ele nesta terra. Todos ficaram pasmados com as suas palavras. Assim era e é o Jesus que amamos e que assumimos como o Filho de Deus feito homem, só para nossa salvação.

Essa foi a última aliança tentada pelo Criador, a fim de salvar-nos a todos , para um dia cada um retornar à vida eterna, para a Sua companhia. A coragem de Jesus , em enfrentar aqueles doutores da lei, escribas e fariseus, que tornaram-se “donos”da Igreja, mentirosos, fingidos e hipócritas, que criavam em número infi9ndo de leis para que o povo as cumprissem mas... eles não. Jesus enfrenta as dificuldades, mas não teme, jamais de continuar a Sua Missão. Escribas e fariseus, julgavam-se os mais puros de todas as pessoas criadas pelo mesmo Deus e, portanto, “senhores da verdade” e intocáveis, por assim se acharem. Interessante, a história se repete no mundo todo, ainda hoje, em nossos dias. Em todos os países, super desenvolvidos, desenvolvidos, em desenvolvimento, sem desenvolvimento ou muito pobres. Sempre existem pessoas como aquelas, ávidas por comandarem, mesmo que não sejam aptas para tanto. Usam e abusam do poder para locupletarem-se de bens, para transformarem populações menos privilegiadas em sofredores constantes das suas malfadadas leis; que os tornam pobres, necessitados de tudo o que é estipulado pelas leis das igualdades, pregadas por Jesus e, por uma triste ironia, também estão escritas nas leis avocadas em toda Constituição de cada país. Sim, ironia porque, simplesmente, as colocam em papéis (que tudo aceitam) mas, que não são cumpridas em tudo o que representam para o bem das pessoas. Sempre os poderes repetem as mesmas coisas que fizeram com Jesus.

Crucificam e matam, constantemente sociedades inteiras, em nome de Leis que só os protege e, não aos pobres que criam, cada vez mais, em todas as sociedades do mundo, onde temos exemplos absurdos e, como presenciamos até neste nosso Brasil. Por isso, Jesus, ao pronunciar aquelas palavras, dentro da Sinagoga, foi expulso pelos judeus e, que já começaram ali, a planejar a sua morte. Porque sentiram que Ele os atrapalharia nos desenvolvimentos dos seus ridículos planos. Como agora, por exemplo, quando presenciamos ao vivo nas televisões, os absurdos desmandos e injustiças, cometidas junto ao povo pobre, que sempre é esquecido pelas elites, que representam 20% da nossa população e, que sempre detêm a maior parte de tudo no país. Por isso é necessário que todos os que crêem em Jesus, procurem seguir os seus passos, a fim de estarem sempre prontos para ajudar a diminuir essa série de absurdos, amando o menos favorecido e, partilhando a sua vida e os seus pertences, com os esquecidos por essa sociedade “madrasta, injusta e cruel”.

Bene - Ctba. (b.g.j.) – DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!! - 20/10/08