Por de trás da Palavra...

POR DE TRAZ DA PALAVRA!

5º EVANGELHO SEGUNDO TOMÉ.

1º Jesus disse: Aquele que vier a interpretar os sentidos destas palavras não conhecerá a morte.

Nesta frase entendemos claramente que a nossa vida deve ser uma busca incessante atrás da verdade, da nossa origem e do nosso repouso, de onde vimos e para onde vamos. Esta frase nos convida a abrir a mente e o espírito para compreender o que Jesus quer nos dizer através das escrituras. Se deixarmos as palavras e os ensinamentos de Jesus penetrarem em nossos corações e colocarmos em prática aquilo que aprendemos certamente não conheceremos a morte. Essa morte é a morte espiritual.

2º Disse Jesus: Aquele que procura, continue sempre em busca até que tenha encontrado; e quando tiver encontrado, sentir-se-á perturbado; sentindo perturbado, ficará maravilhado e reinará sobre Tudo.

Aquele que procura, continue sempre em busca, pois a nossa vida é uma busca incessante e a verdade se oculta de nós, mas não há nada oculto que não venha ser manifestado, temos que continuar a busca. Deus se revela espontaneamente àqueles que o procuram. Deus é invisível aos olhos humanos. Quem quiser adorá-lo deve procurá-lo fora da materialidade. Cada um procure-o dentro da própria alma, pois somente em espírito conseguirá elevar-se e compreender algo de Deus. Temos que aprender isso de novo. Em uma passagem da bíblia Jesus disse: Procurai entrar pela porta estreita, pois é largo e espaçoso o caminho que leva para a perdição e são poucos os que a encontram. Você certamente irá ficar maravilhado com as descobertas, fortalecerá seu espírito e os acontecimentos corriqueiros que nos aborrecem não chegará a interferir em nossa purificação espiritual. Reinaremos com Jesus sobre o mundo. Acabaremos formando um com o que reina sobre Tudo seremos um só espírito com Deus e as imundícies deste mundo e os apetites baixos não nos atingirão.

3º Se vossos guias afirmarem: eis que o Reino está no céu, então, as aves estarão mais perto do Céu do que vós: se vos disserem: eis que está no mar, estão, os peixes já conhecem... Pelo contrário, o Reino está tanto dentro como fora de vós. Quando vos conhecerdes a vós mesmos, então sereis conhecidos e sabereis que sois filhos do Pai, o Vivente: mas se não vos conhecerdes, estão estareis na pobreza e sereis a pobreza.

Hoje em dia presenciamos muitas denominações religiosas nos oferecendo a salvação, um pedacinho do céu e muitos dizem: aqui na minha religião você encontra Deus. Outros dizem Deus está aqui na nossa, e assim muitos dizem que fora da Igreja, não há salvação. Existem aqueles que estão fora e aqueles que estão dentro, e quando o termo “Igreja” é considerado no sentido institucional faz com que muitas pessoas fiquem de fora. Existem muitas pessoas que, dizendo estar na igreja, estão, na realidade, fora porque não praticam o amor e os ensinamentos de Cristo, enquanto muitos que são consideradas “fora” estão, na realidade dentro do projeto de Deus, porque praticam o amor e os ensinamentos de Cristo.

Nós somos a Igreja, nós somos o templo vivo de Deus e Deus habita em nós de forma concreta, mas para isso temos que reconhecer o criador, conhecer a nossa origem e o nosso repouso, de onde viemos e para onde vamos.

4º O velho não hesitará em interrogar a criança de sete dias a respeito do Lugar da Vida e viverá. Muitos dos primeiros serão os últimos e se tornarão Um.

A criança é pura de coração, não teve contato com os instintos e, no entanto ainda não está contaminado pelas impurezas do mundo. E o verdadeiro saber não é acúmulo de conhecimento, mas pureza no olhar, inocência no coração. A criança é um ser inocente, portanto está mais próxima do Lugar da vida.

5º Reconhece aquilo que está à tua frente e o que te é oculto, te será revelado. Com efeito, não há nada encoberto que não será manifestado.

Jesus veio ao mundo, mas os seres humanos não o aceitaram. Poucos foram os que o reconheceram, e a esses lhes concedeu a graça de reconhecer Deus, dando-lhes a verdade, para que pudessem viver integrados de novo nas leis do criador e para que nele acreditassem. Reconheça o que está a sua volta, a natureza, a criação, os seus ensinamentos, o criador de tudo isso que admiramos e achamos belo. Deus está em todos os lugares aonde estamos. As coisas não estão ocultas, é o mundo que acaba nos cegando, e muitas vezes por falta de conhecimento passamos a vida inteira procurando Deus aonde ele não está. Somos muitas vezes levados pelas filosofias enganosas, pelas doutrinas de homens que nos impõe rituais, purificações estranhas, promessas, devoções, abstinência de certos alimentos, tipo de roupas e de cabelos que devemos usar. E isso não tem nada a ver com o reino de Deus. Ame seu próximo como a si mesmo, pratique a justiça como porta de entrada e morada em sua vida e coloque os ensinamentos de Cristo em prática, que com certeza você encontrará favor aos olhos de Deus. Porque tudo que praticarmos de bom ou mau tudo será manifestado no último dia, pois Deus sonda os nossos corações e sabe as nossas reais intenções, dele não conseguimos esconder nada, tudo fica nu e descoberto aos seus olhos e a Ele deveremos prestar conta no final. Conseqüentemente se buscarmos a sabedoria que vem de Deus certamente ele nos revelará a verdade.

6º Os discípulos o interrogavam assim: Devemos jejuar? Como devemos rezar? Como devemos dar esmolas? O que deve ser observado em relação aos alimentos? Disse Jesus: Não faleis mentira, não façais o que detestais; vós estais nus diante do Céu, o que ocultais, o que está encoberto, tudo será descoberto.

Tudo que fazemos sem amor e sem qualidade de presença e com intenção de fazer e receber algo em troca; é tempo perdido. Se jejuar com intenção de jejuar comete pecados, se rezar com intenção de rezar comete pecado, se der esmolas com intenção de dar esmolas comete pecado. A nossa ação tem que ser espontânea, assim como o desabrochar de uma flor. “Tudo desaparecerá, só o amor jamais passará”. O importante não é tanto o que fazemos, mas a maneira como o fazemos que dependerá da qualidade e da sinceridade de nosso ser. Nós somos justificados pela fé e não pelas obras. De nada adianta parecer justo diante dos outros quando afinal o nosso interior está corrompido. Ninguém será justificado pelas obras, pois se fosse assim, quem dispõe de mais recursos poderia facilmente adquirir a sua salvação. Temos que fortalecer a alma pelo lado de dentro para que as virtudes sejam refletidas pelo lado de fora. Jesus disse nos evangelhos canônicos: “Vós limpais por fora a taça, mas por dentro estais cheios de rapinas e maledicências... sepulcros caiados”. E no evangelho de Tomé, Jesus contenta-se em dizer: “Parem de mentir”, não se deixem levar por histórias, não brinquem de puros, santos, perfeitos. Seja o que vocês são, parem de blefar, não mantenham a dualidade entre o Ser e a aparência. “O que detestais, não o façais”. Ou ainda: “O que não quereis que os outros vos façam, não o façais a outrem, eis a Lei e os profetas”. “Vós estais desnudos diante do céu”. Não é possível viver a vida inteira mentido, pois chegará um dia em que o que somos será revelado.

7º Disse Jesus: Feliz o leão que será comido pelo homem; porque o leão tornar-se-á homem. Infeliz o homem que será devorado pelo leão, porque esse homem tornar-se-á leão.

Existem muitos homens que através das suas atitudes, e de sua maneira de viver se fazem pior que os animais. Porque muitas vezes deixamos os instintos baixos, o ego, a concupiscência da carne nos dominar. E isso afasta-nos da comunhão com Deus. Devemos então fortalecer o nosso ser interior para conseguirmos dominar esse “leão”. Só assim conseguiremos conter e subjugar os nossos instintos egoístas que são: fornicação, impureza, libertinagem, feitiçaria, discórdia, ciúme, orgias, divisão, sectarismo, bebedeiras, raiva, ódio, arrogância, idolatria, maledicência, inveja, ira, e outras coisas semelhantes. Os que desejam pertencer a Cristo têm que devorar esse “leão” que mora dentro de cada um de nós temos que crucificar os instintos egoístas juntamente com os nossos desejos e paixões. Pois quem anseia pelo espírito de Deus precisará adquirir e colocar em prática os frutos do espírito que são: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si. Se vivermos pelo Espírito, caminhemos também sob o impulso do Espírito.

Sou uma voz gritando no deserto...

8ºO homem é semelhante a um pescador inteligente que lançou a rede ao mar. Ao retirá-la veio junto uma grande quantidade de peixinhos. No meio deles, o pescador encontrou um peixe grande e formoso: sem qualquer hesitação, escolheu esse peixe e lançou ao mar os outros. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

Com o passar dos anos observamos várias informações, várias tradições, acolhemos em nossa mente vários ensinamentos. Podemos observar a grande quantidade de religiões e seitas, e como existem diferentes caminhos e pensamentos em relação a Deus. Mas Deus é um só e à sua palavra é sempre a mesma, não muda nunca. Mas todo dia aparecem novas igrejas, seitas e religiões, sempre com doutrinas novas e rituais diferentes, e conseqüentemente, uma nova fórmula de encontrar e adorar a Deus. E isso muitas vezes acaba confundindo as pessoas que têm pouco conhecimento. Onde procurá-lo? Onde encontrá-lo? Será que ele está nesta ou será que está naquela? Deus está em todos os lugares, Deus está tanto dentro como fora de nós. Deus é invisível aos olhos humanos, quem quiser encontrá-lo deverá procurá-lo fora da materialidade. Devemos renovar o nosso lado de dentro, nascer de novo despojar-se do velho homem e de suas ações más. Quando descobrirmos essa maravilha, lançaremos ao mar todos os peixinhos pequenos, todos os conhecimentos e informações que não são más em si, mas que, além de desviarem nossa atenção, nada nos ensinam em relação ao essencial. Jogaremos de volta ao mar esses conhecimentos considerados como peixinhos pequenos e permaneceremos só com o peixe grande. Jesus Cristo, pois só chegaremos ao Pai através dele, não existe nenhum outro caminho correto senão este. E quando isso acontecer, alcançaremos a plenitude, ai não seremos mais como ondas do mar levadas de lá para cá por qualquer vento de doutrina imposta pelos homens.

José Renato Bueno e Estudante de Teologia pelo Seminário Brasileiro Teológico.

9º Disse Jesus: Eis que o semeador saiu a semear. Encheu a mão e lançou as sementes. Algumas caíram no caminho e tornaram-se alimento para os pardais. Outras caíram entre espinhos que sufocaram a semente e o verme a devorou. Outras caíram em terreno pedregoso; aí, não puderam lançar raízes na terra. Outras caíram em terra excelente e produziram bom fruto em direção ao Céu. Produziram sessenta e cento e vinte por medida.

Todo aquele que ouve a Palavra de Deus e não a compreende, é como a semente que caiu à beira do caminho: vem o Maligno e rouba o que foi semeado no coração dele. A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a Palavra, e logo a recebe com alegria. Mas ele não tem raiz em si mesmo, é inconstante: quando chega uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, ele desiste logo. A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a Palavra, mas a preocupação do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a Palavra, e ela fica sem dar fruto. A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a Palavra e a compreende. Esse com certeza produz fruto. Um dá sessenta, outro cento e vinte por medida. Temos que adquirir conhecimento da Palavra de Deus, fortalecer a alma pelo lado de dentro, ter sabedoria para discernir o que é certo e errado para poder combater as flechas inflamadas do maligno. Hoje achamos tempo pra tudo, menos para ler e aprender algum ensinamento da Palavra de Deus. Tudo que o mundo nos oferece, faz com que nos afastamos de Deus. O mundo nos oferece milhares de coisas prazerosas e mais interessantes do que ler um trecho da Bíblia, e quase sempre aceitamos o que ele nos oferece. Nós somos a terra que recebemos a semente, mas para sermos uma terra fértil e produtiva, temos que tratar esta terra. E o melhor tratamento para a produtividade desta terra é adquirir conhecimento, observar, e por em prática a Palavra de Deus. Só assim daremos frutos para a vida eterna. Mas temos que ser constante a vida inteira, pois a fé é um exercício diário, vacilou, caiu.