(II) MEDITAÇÕES EM NEEMIAS. 9. A ORAÇÃO DE NEEMIAS.

NEEMIAS 9 \ NEEMIAS 1:5-11.

“MAS SE VOLTARDES PARA MIM, E OBEDECERDES AOS MEUS MANDAMENTOS, E OS CUMPRIRDES, AINDA QUE OS VOSSOS EXILADOS ESTEJAM NA EXTREMIDADE DO CÉU, DE LÁ OS TRAREI AO LUGAR QUE ESCOLHI ALI FAZER HABITAR O MEU NOME”. NEEMIAS 1:9.

A oração de Neemias foi muito profunda e completa, e tornou-se um modelo para nossas orações. Neemias sabia que para tocar o coração de Deus primeiramente ele precisava confessar diante de Dele. Confessou não apenas os seus pecados, mas também os da casa de seu pai e os de todo o povo. Em sua oração ele tomou sobre si toda a responsabilidade da situação do povo. Neemias estava atuando nesse momento como um sumo sacerdote, fazendo expiação por si e por todo o povo de Israel. Nos que somos sacerdotes do Deus Altíssimo precisamos colocar em pratica este aprendizado de não orar apenas em nosso favor, confessando os nossos pecados e pedindo o perdão de Deus, mas também orar em favor de todos os nossos irmãos, em favor da Igreja, de seus lideres locais e nacionais, internacionais, pelos governantes, pelos artistas, atletas pedindo perdão, e proteção, livramento, sabedoria e conversão de todos. Este é um principio que todos devemos praticar, em especial a você a quem Deus revelou estas verdades.

O segredo da oração eficaz de Neemias foi que ele agarrou-se a Palavra de Deus e as suas promessas. Portanto, as palavras dele não eram vagas, mas mui solidamente fundamentadas nas promessas de Deus. Por causa de seus pecados, o povo de Israel fora espalhado por entre os povos. No entanto, se eles se arrependessem, guardando e cumprindo os mandamentos divinos, todos os exilados seriam novamente ajuntados no lugar escolhido por Deus, onde á a Sua habitação. Aleluia!

Não bastava que apenas neemias tivesse essa atitude. Esse ardente encargo deveria ser transmitido a outros. Foi o que ocorreu. Sendo o exemplo, Neemias despertou outros a ajuntarem-se a ele na oração. Agora, juntos, podiam unir forças na oração por Jerusalém e pelo povo. Aprendamos, assim, o segredo de uma oração eficaz: confessar os nossos pecados, os de nossa casa e os de toda a igreja e em seguida agarrar-nos à própria Palavra de Deus com Suas promessas, como base principal para as nossas orações. Tal tipo de oração alcançara o seu objetivo, subindo como aroma agradável a presença de Deus, e Ele, sem duvida, agirá em favor dela.

Próxima meditação é: “O PEDIDO DE NEEMIAS”

Valdezz
Enviado por Valdezz em 18/03/2006
Reeditado em 18/03/2006
Código do texto: T125031