ENTREVISTA COM JEREMIAS

A ressurreição do filho da viúva de Naim

FONTE: Revista Brasil Cristão. Edição Novembro 2008

AUTOR: Vicente Abreu

brasilcristao@asj.org.br

Sai de Cafarnaum, norte de Israel, antes do nascer do sol.

Meu destino era Jerusalém, ao sul. A viagem a pé durava quatro dias. No fim do primeiro dia de caminhada, cheguei ao vilarejo de Naim que fica próximo à região de Samaria.

Naim na era uma cidade murada, porém, tinha uma porta de entrada de onde se podia ver o cemitério, que ficava fora da cidade. Esta visão me fez relembrar a ressurreição do filho de uma viúva que, segundo o Evangelho de Lucas, acontecera naquele vilarejo. Logo encontrei acomodações numa estalagem que ficava à porta da cidade. Jeremias, o simpático judeu dono da estalagem, estava ocupadíssimo com os afazeres da hospedaria. Mesmo assim resolvi lhe perguntar sobre a tal ressurreição do filho da viúva.

Quando lhe fiz esta pergunta, ele parou com sua correria, respirou fundo e seus olhos encheram-se de lágrimas. Em seguida, sentou-se ao meu lado e falou: “Presenciei. Eu vi como Deus desceu a este mundo e teve compaixão de Seu povo. Depois deste fato, meu pensamento sobre Deus mudou completamente”. Percebendo a força daquilo que Jeremias tinha experimentado, Perguntei se ele poderia me contar toda a história. Ele disse: “Perfeitamente”. Em seguida, trouxe um vinho de boa qualidade e tomamos juntos, enquanto ele contava o que presenciou.

Essa foi, talvez a história mais emocionante que já ouvi. A seguir veja um trecho de nossa conversa.

REPÓRTER DO NT: Quem é essa viúva e quem é seu filho?

JEREMIAS: Ela se chama Elisabeth e seu filho se chama Abdias. Elisabeth ficou viúva há 20 anos, quando seu filho tinha apenas dois anos.

REPÓRTER DO NT: E como ela fez para sustentar a si e a seu filho?

JEREMIAS: Ela voltou para a casa de seus pais. Eles a sustentaram e ela acompanhou-os até a morte, ajudando na lida doméstica e criando seu filho.

NOTA Em Israel do primeiro século, a viuvez feminina era uma

situação dramática. não havia “pensão nem aposentadoria”,

como temos hoje. As viúvas sem filhos passavam a depender da

caridade dos vizinhos e da comunidade. muitas caiam na

mendicância e outras tantas só encontravam sobrevivência na

prostituição.

Quando os pais de Elisabeth morreram, seu filho já estava crescido e já trabalhava na lavoura sustentando a casa. Só ficaram os dois neste mundo: ela e seu filho, um dando força para o outro. Ele estava noivo, preparando-se para contrair matrimônio. Elisabeth, sua mãe iria morar na casa dele. Porém, de repente, ele caiu doente e morreu. O pai dele tinha falecido da mesma maneira. Imagine o sofrimento dessa mulher!

REPÓRTER DO NT: Como foram os preparativos para o enterro?

JEREMIAS: Ele tinha falecido no começo da noite. Por isso seu corpo foi velado a noite toda e durante todo o dia seguinte. Foi uma tristeza muito grande. Elisabeth estava inconsolável. A morte de um jovem é sempre motivo de tristeza para toda a comunidade. Então, como de costume, no final do dia enfaixaram o corpo e o colocaram num esquife para ser sepultado.

NOTA: Os defuntos tinham o corpo todo enfaixado e eram

levados num esquife ou pendurados num lençol amarrados

em duas varas de madeira.

Uma multidão muito triste saiu para enterrar aquele jovem, muito querido por todos. Os tocadores de flauta iam à frente executando músicas fúnebres enquanto o povo ia atrás chorando

Não sei de onde Elisabeth conseguiu tanta força para acompanhar o enterro de seu próprio filho. Só sei que ela estava lá, banhada de lágrimas, ao lado dele. Foi então que aconteceu o inesperado.

REPÓRTER DO NT: O que aconteceu?

JEREMIAS: Uma outra multidão, alegre, vinha chegando às portas da cidade. Foi muito estranho: eu vinha no meio daquela multidão triste pela morte daquele jovem, enquanto que outra multidão alegre vinha em sentido contrário. Vejam o contraste: A procissão da morte e a procissão da vida!

A princípio não entendemos nada e nem paramos com o cortejo. Em um determinado momento, surgiu no meio daquela multidão um Homem alto, forte, bonito... e fixou seu olhar em Elisabeth. (JEREMIAS SE EMOCIONA) Ele suspirou e eu percebi que Ele sentia a mesma dor que ela estava sentindo...Foi um Sentimento que veio das entranhas d’Ele, sabe! Nunca vou me esquecer daquele momento. Em seguida, num impulso de compaixão, Ele se aproximou dela, tocou seu ombro com carinho e lhe disse: “Não chore “. Ela parou e agradeceu a palavra carinhosa daquele homem, mas o enterro continuou seu caminho para o cemitério. Então, Ele posicionou-se à frente do esquife e tocou-o fazendo com que os carregadores parassem.

Todos estranharam a Sua atitude.

Nesse momento, a multidão alegre que acompanhava aquele Homem misturou-se à multidão triste que acompanhava aquele sepultamento. Todos curiosos, sem saber o que estava prestes a acontecer. Elisabeth chegou até o corpo de seu filho e acariciou-lhe o rosto. Nesse momento, aquele Homem olhou para o céu, suspirou e disse: “Jovem, falo contigo. Levanta-te!”

REPÓRTER DO NT: O que aconteceu nesse momento?

JEREMIAS: Para ser sincero, eu senti pena daquele Homem, achei até que Ele Era um desequilibrado. Muitos pensaram a mesma coisa e ameaçaram continuar seguindo com o esquife. Mas, de repente, o morto se mexeu e suspirou. Os carregadores pararam assustados. Então aquele jovem que estava morto se sentou! Muitos saíram correndo, gritando de medo e espanto. Elisabeth ficou paralisada, sem ação. Aquele Homem aproximou-se do jovem, desamarrou suas faixas e entregou-o à sua mãe. Foi quando ela caiu em si e viu que realmente seu filho estava vivo, um milagre tinha acontecido. Ao ver aquela mãe receber seu querido filho de volta, ele que já estava morto e voltou a viver, foi para mim a maior emoção que eu já senti em toda a minha vida. Foi muito emocionante... Ela abraçava e beijava seu filho. Entre lágrimas de alegria ela louvava a Deus; enquanto que, aquele Homem também chorava ao presenciar a felicidade daquela mãe.

O povo começou a gritar: uns com medo e outros louvando a Deus.

Abdias, o jovem ressuscitado, não entendia o que estava acontecendo.

Em seguida, sua mãe lançou-se aos pés daquele homem em agradecimento e louvou a Deus. Ele a levantou e a abraçou juntamente com seu filho.

REPÓRTER DO NT: O que você aprendeu com isso?

REREMIAS: Ola, meu amigo, aprendi muita coisa! Aprendi que aquele Homem se chama Jesus e que Ele é o Filho de Deus! A princípio pensávamos que Ele era apenas um grande profeta! Mas, depois das sua Morte, Ressurreição e de ter enviado o Espírito Santo, sabemos que Ele é o Filho de Deus que veio a este mundo!

NOTA: Jesus foi aclamado profeta neste episódio porque

antes dele, os profetas Elias e Eliseu foram instrumentos de

Deus na ressurreição de mortos. E não por coincidência,

filhos de viúvas (Cf. 1Rs 17,17-24). Além disso, até então,

Jesus não se tinha proclamado “Filho Dio Homem”. Um dado

interessante: a partir desse momento, (Lc 7,13) Lucas

passa a chamar Jesus de “Senhor”, “Adonai”, usando a

mesma palavra hebraica para se dirigir a Deus.

Aprendi com Ele que Deus ama seus filhos. Mais do que isso,

aprendi que Deus tem compaixão! Suas entranhas se movem

por causa de seus filhos!

REPÓRTER DO NT: Como eles estão hoje?

JEREMIAS: Estão muito bem. Abdias se casou e sua mãe mora com eles. Ele continua trabalhando na lavoura e sua mãe ajuda nas tarefas da casa. Todos são seguidores de Jesus.

REPÓRTER DO NT: Você que presenciou um milagre desse gênero, o que diria às mães que perderam seus filhos?

JEREMIAS: Agora que sigo a Jesus. Aprendi que a vida humana é eterna. Ela não termina neste mundo. Nossa vida aqui é apenas uma passagem para a verdadeira vida que nos espera após a morte.

Claro que a vida aqui é importante. Tanto é que Jesus ressuscitou Abdias. Mas a ressurreição daquele jovem, hoje compreendo, foi para mostrar a compaixão de Deus por nós. Um dia, todos iremos morrer. Então iremos para o coração do Pai, aquele Pai que nos ama desde sempre. Por isso eu diria a toda mães que perderam seus filhos, a mesma coisa que Jesus disse a Elisabeth: “Não chorem!”.

Não chorem de desespero e sim de saudade porque seus filhos estão vivos! Estão com o Pai! Estão bem! Estão em paz! Estão melhor do que vocês

E vocês, um dia, irão se encontrar e desta vez será para sempre.

A ressurreição daquele jovem aqui na terra, foi para mostrar essa realidade e para mostrar a compaixão que Deus tem por nós. Claro que a separação é muito difícil, dói demais. O luto tem que ser vivido e bem vivido. Faz parte da nossa existência e não podemos negá-lo. Mas o desespero não é bom. Não foi à toa que Jesus disse: “Não chore!”.

Ele sabe o que está falando. A ressurreição de Abdias é uma prova de que podemos confiar na palavra d’Ele. Por isso, mães, confiem e se alegrem porque o futuro é glorioso

NOTA: No dia seguinte fui com Jeremias conhecer Elisabeth,

seu filho e sua família. Foi uma experiência incrível. Aprendi

muito com eles. Mas essa é uma outra história...

Menestrel do Amor
Enviado por Menestrel do Amor em 04/11/2008
Código do texto: T1266396