MISSÃO – UMA VISÃO DIVINA

Ler o texto bíblico em Atos 16. 9 – 10

Um dos órgãos mais fantásticos da criação é o olho humano.

Segundo John Wilson, um dos maiores oftalmologistas, temos mais de sessenta milhões de fios duplos encapados em cada olho.

Nosso olho é muito mais sofisticado do que as mais modernas câmeras de imagem que o homem possa ter inventado.

Um das coisas mais interessantes que temos em nossa visão é a capacidade de focalizar um ponto específico, sem perder a imagem total do cenário.

Dar um CLOSE... MIRAR em um alvo específico...

Focalizar um ponto específico, sem perder a visão do todo, só nos é possível porque há em nossa retina um dispositivo chamado FÓREA.

Os cientistas, pesquisando a capacidade extraordinária que a águia tem para enxergar a longa distância com precisão incomparável, descobriram que ela tem não apenas uma fórea, mas três.

Descobriram ainda que, no olho da águia, uma fórea está apontada para cima, outra para frente e outra para baixo; estas três fóreas possibilitam à águia distinguir com clareza e nitidez, ao mesmo tempo, um alvo em cima, outro à frente e outro imediatamente embaixo.

Isto é colossal e estonteante!

Esse fato nos ensina algumas lições tremendamente importantes.

O texto que lemos nos relata a visão que o apóstolo Paulo teve do varão macedônio.

Para termos uma idéia aproximada do que Paulo contemplou é necessário compreendermos o significado de alguns termos no original.

VERSÍCULO 9 – À noite, sobreveio a Paulo uma VISÃO... Orama – Horama = visão divinamente concedida.

VERSÍCULO 10 – Assim que TEVE a visão... Eido – eido ou Oida – oida = examinar, ter uma entrevista com...

Você compreendeu bem o que Paulo contemplou naquela oportunidade?

É como se pudéssemos fazer este relato assim:

“À noite, sobreveio a Paulo uma visão concedida por Deus onde um anjo que estava à sua frente, vestido como um macedônio, lhe rogava dizendo: vem para a Macedônia e ajuda-nos! Imediatamente, após examinar cuidadosamente sua entrevista com o anjo, procuramos partir para a Macedônia concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho”.

Convido sua atenção para juntos refletirmos no seguinte tema:

MISSÃO – UMA VISÃO DIVINA

Você já pensou nisso? Você já foi convocado para a obra do Senhor? Qual foi sua resposta?

Nesta noite eu quero lhe dizer três coisas nas quais você precisa refletir com urgência!

A primeira delas é:

1. Deus nos convoca para uma missão (9)

“À noite, sobreveio a Paulo uma VISÃO na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos”.

O que você faria se lhe acontecesse exatamente isso?

Você está em sua casa, dormindo tranqüilamente, quando de repente vê um indivíduo à sua frente, que você nunca viu, dizendo:

“– Passa à RUA (QUE VOCÊ MORA) e ajuda-nos!”.

Convoque o seu irmão ao lado, dizendo assim: Passa a Macedônia e me ajuda!

Você não está aqui por acaso! Deus tem uma MISSÃO para você e para mim!

Hoje o Senhor quer dar uma nova VISÃO para você.

Se é que você ainda não entendeu o que o SENHOR espera de você, eu vou lhe dizer: Deus está convocando você para uma missão!

Você foi convocado para a área da música? Liderança? Louvor?

Como você está respondendo à convocação divina?

A segunda coisa que você precisa refletir com urgência é:

2. Ter visão é entender a missão (10)

“Assim que teve a VISÃO, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho”.

Preste bem atenção para uma pequenina palavra, mas que é um grande detalhe neste versículo:

“... concluindo que Deus NOS havia chamado...”.

A conclusão do chamamento divino foi de quem? NÓS!

É isto mesmo! O apóstolo Paulo não estava sozinho! Os melhores comentaristas bíblicos apontam que Silas e Lucas acompanhavam Paulo; e, na cidade de Listra, o jovem Timóteo juntou-se ao grupo.

Este episódio faz parte da segunda viagem missionária de Paulo (à Grécia).

É nesta viagem que acontece a conversão de Lídia, do carcereiro de Filipos, a libertação da jovem adivinhadora, além de outros eventos bastante importantes.

Paulo, com todo o seu grupo, concluiu que aquela visão era um chamamento divino para uma missão.

E nos dias de hoje, quem é que deve entender a missão, ou seja, o chamamento divino? NÓS!

Isto mesmo: eu, você! NÓS!

A terceira, e última, coisa urgente a refletir é:

3. Ter visão é atender à missão (10)

“Assim que teve a VISÃO, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho”.

Observe bem atentamente o que revela o texto: ”... imediatamente, procuramos partir para aquele destino...”.

Paulo e seu grupo demoraram quanto tempo para atender à missão que Deus lhes confiara, através daquela visão?

O texto nos mostra que IMEDIATAMENTE procuraram partir para o destino!

Amados! Queridos! É com você mesmo que o Senhor está falando... Tome uma atitude hoje! Agora!

Atenda ao chamado que o Senhor Deus está fazendo!

CONCLUSÃO:

Reconheço que nossos olhos não são tão bons como os da águia, que pode focalizar, ao mesmo tempo, um alvo em cima, outro à frente e um terceiro abaixo...

Mas, também reconheço que Deus nos dá uma habilidade que a águia, ou qualquer outra espécie animal, jamais poderia obter: A HABILIDADE DE ENXERGAR COM OLHOS ESPIRITUAIS!

Nesta noite, o Espírito Santo nos convida a exercer esta habilidade!

O próprio Deus tem nos convocado, a mim e a você, para uma missão especial!

Deus espera que saiamos daqui dispostos a entender e atender a missão que nos tem designado!

Hoje você tem a oportunidade de entender que MISSÃO É UMA VISÃO DIVINA!

Eu quero orar por todos que entenderam que MISSÃO É UMA VISÃO DIVINA!

Quero orar por você que entendeu a VISÃO de Deus, nesta noite

Deus nos abençoe!

14/12/2008