O NASCIMENTO DE CRISTO

1 Naqueles dias, o imperador Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. 2 Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. 3 Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. 4 José era da família e descendência de Davi. Subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, até à cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, 5 para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6 Enquanto estavam em Belém, se completaram os dias para o parto, 7 e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou, e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa.

8 Naquela região havia pastores, que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho. 9 Um anjo do Senhor apareceu aos pastores; a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10 Mas o anjo disse aos pastores: «Não tenham medo! Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: 11 hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor. 12 Isto lhes servirá de sinal: vocês encontrarão um recém-nascido, envolto em faixas e deitado na manjedoura.» 13 De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão de anjos. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14 «Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados.»

15 Quando os anjos se afastaram, voltando para o céu, os pastores combinaram entre si: «Vamos a Belém, ver esse acontecimento que o Senhor nos revelou.» 16 Foram então, às pressas, e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. 17 Tendo-o visto, contaram o que o anjo lhes anunciara sobre o menino. 18 E todos os que ouviam os pastores, ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19 Maria, porém, conservava todos esses fatos, e meditava sobre eles em seu coração. 20 Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que haviam visto e ouvido, conforme o anjo lhes tinha anunciado.

21 Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo, antes de ser concebido.

22 Terminados os dias da purificação deles, conforme a Lei de Moisés, levaram o menino para Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor, 23 conforme está escrito na Lei do Senhor: «Todo primogênito de sexo masculino será consagrado ao Senhor.» 24 Foram também para oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, conforme ordena a Lei do Senhor.

Meus caros amigos, o texto bíblico acima é a narrativa do nascimento de Jesus, segundo o apóstolo Lucas. Hoje, por se tratar do grande dia em que comemoramos o nascimento de Nosso Senhor e Salvador, proponho-me a publicar a meditação que se segue, orando a Deus para que o Espírito Santo toque muitas almas sofridas e lhes mostre o quanto nos é importante este dia.

Os versículos 1 a 7 nos mostram em que condições se deu o parto daquele que viria a levar sobre si os nossos pecados, por ordem do Pai, visto que, uma vez que a salvação não se poderia dar pela plena retidão, se, afinal, somos todos pecadores, seria, então, pela fé que se poderia obtê-la. E Ele veio ao mundo num estábulo, foi abrigado em uma manjedoura, porque, na casa em que estavam hospedados, não havia lugar para eles. Esse fato não se deu por acaso, mas antes foi obra da divina sapiência, já que tinha a missão de viver entre os humanos e, sobretudo, como um deles, para que pudesse cumprir o mister a que Deus o destinou.

Os versículos 8 a 14 tratam da anunciação do santo nascimento, por um anjo, enviado por Deus, aos pastores amedrontados. E o anjo lhes trouxe as boas novas (evangelho, no idioma hebraico), para que as passassem adiante e assim fizessem, pelos séculos dos séculos, todos aqueles que n'Ele crêem, a fim de que esse testemunho se propagasse a todos os confins da Terra, em todas as eras. É, pois, nossa responsabilidade transmitir, diuturnamente, a tantos quanto pudermos, a notícia do nascimento do nosso Salvador.

Nos versículos 15 a 24, encontramos a narração do cumprimento, por parte dos pastores, do que estava escrito. Hoje, dois mil e oito anos após o grande acontecimento, comemoramos mais uma vez esta dádiva, orando a Deus e pedindo que, a cada novo dia, mais e mais almas creiam e professem a fé por meio da busca incessante de uma conduta tão reta quanto possível e do perdão de nossos pecados.

Oremos, então, o Pai Nosso, louvando o Criador e pedindo a Jesus Cristo que junto a Ele interceda por nós.

Pai Nosso que estás no céu,

santificado seja o Teu nome,

vem a nós o Teu reino,

seja feita a Tua vontade

assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje,

perdoa as nossas dívidas,

assim como nós temos perdoado

os nossos devedores,

não nos deixes cair em tentação,

mas livra-nos do mal,

pois Teu é o reino, o poder e a glória,

para sempre,

Amém.

A todos, um Feliz Natal e que as bênçãos de Deus recaiam sobre todos vós.

Amigos, acaba de ser lançado, pela editora CBJE, o meu livro intitulado Paraíso do Prazer, composto de 70 (setenta) sonetos.

Outras informações, devem ser solicitadas pelo meu e-mail, que consta do contato do Recanto.

Obrigado a todos,

Mario.

Mario Roberto Guimarães
Enviado por Mario Roberto Guimarães em 25/12/2008
Código do texto: T1352042
Classificação de conteúdo: seguro