SEU NOME É JESUS

A influência que o Senhor Jesus deixou na terra foi a maior que a de qualquer outra pessoa que jamais tenha existido e a sua mensagem sempre tem produzido grandes mudanças nas vidas de homens e nações.

Fale com pessoas de qualquer religião, não importa o comprometimento que estejam com a sua religião em particular, se elas conhecem alguma coisa sobre a história terão de admitir que nunca houve um homem como Jesus Cristo. Ele é a personalidade mais singular de todos os tempos. Jesus mudou a direção da história.

Por toda parte onde os Seus ensinamentos e influência têm chegado, a santidade do casamento, os direitos e a opinião das mulheres na sociedade foram reconhecidos; escolas e universidades de ensino superior foram estabelecidas; leis para proteger crianças foram feitas; a escravidão foi abolida; e uma multidão de outras mudanças foi feita para o bem da humanidade. Indivíduos também são transformados drasticamente.

A vida que Jesus viveu, os milagres que Ele fez, as palavras que Ele falou, Sua morte na cruz, Sua ressurreição e Sua ascensão aos céus - todos estes fatos demonstram que Ele não foi um simples homem, porém, mais do que homem.

Os eventos do seu Ministério aqui na terra estão registrados na Bíblia e chamados de Evangelho. Mesmo assim, para milhões de pessoas no Oriente e em outras partes do mundo, Ele é simplesmente um desconhecido, pois ainda existem pessoas espalhadas pelo mundo que nem querem saber de Jesus devido a conduta de muitos que afirmam ser seus seguidores.

Nunca ninguém se expressou de forma tão sucinta do que quando Ghandi, da Índia, afirmou sobre a cristandade: “GOSTO DO CRISTO DELES, MAS NÃO GOSTO DOS CRISTÃOS. ELES SÃO TÃO POUCO PARECIDOS COM O SEU CRISTO”.

As pessoas há muito tem desconsiderado a recomendação de Jesus para lidar com seus problemas do dia-a-dia, por que não procuram aprender algo sobre Ele.

É verdade também, que muitas pessoas O rejeitam por causa dos professores cristãos que não seguem as suas instruções. Jesus foi o grande Instrutor que viveu na Palestina há quase 2000 anos. Entretanto, paises como a própria Palestina, Coréia do Norte, Arábia Saudita, Irã e Maldivas, ainda hoje perseguem cristãos, com mortes, agressões e prisões por causa da fé em Jesus.

Sobre sua infância a Bíblia revela muito pouco: Mateus e Lucas 1 e 2. LIVRO da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.

Ao completar 30 anos Jesus iniciou seu ministério a fim de dar testemunho da verdade. “Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz”. (João 18:37). “E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu; E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo. E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli,” (Lucas 3.21-23 -).

Ele é a personalidade mais singular de todos os tempos. Os relatos históricos da vida de Jesus enfocam o seu ministério nos últimos três anos e meio de sua existência na Terra.

Em sua curta passagem como Filho do homem, Jesus forneceu aos seus seguidores a chave para lidar com os diversos problemas da vida. “O Amor”. Num dos Sermões mais importantes de sua passagem terrena, Chamado Sermão do Monte, Jesus ensinou seus discípulos a demonstrar amor por seus semelhantes.

Ele disse: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas”. (Mateus 7;12).

Os homens que Jesus se referiu aqui se incluem até mesmo os inimigos. Disse ainda: “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus”; (Mateus 5:44),

Não resolveria tal amor muitos dos problemas que enfrentamos hoje em dia? Quando nos unirmos com base nos ensinamentos de Cristo, teremos então solucionado os problemas deste mundo. Os ensinamentos de Jesus sobre o amor, se aplicados, podem sanar os males da humanidade. Jesus praticava o que ensinava. Ele colocava os interesses de outros acima dos seus. E demonstrava o amor pelo próximo.

Certo dia o Senhor Jesus e seus discípulos estavam pregando a Palavra há muitas pessoas sem parar nem mesmo para fazer uma refeição. Então, Ele viu que seus discípulos precisavam descansar um pouco. E por isso foram a um lugar isolado. Mas uma multidão chegou lá primeiro e ficou esperando por eles. Como você teria reagido se estivesse no lugar de Jesus?

Ele teve pena “deles” e começou a ensinar-lhes muitas coisas: “E os apóstolos ajuntaram-se a Jesus, e contaram-lhe tudo, tanto o que tinham feito como o que tinham ensinado; E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer. E foram sós num barco para um lugar deserto. E a multidão viu-os partir, e muitos o conheceram; e correram para lá, a pé, de todas as cidades, e ali chegaram primeiro do que eles, e aproximavam-se dele. E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas”. (Marcos 6:30-34)

Sua forte compaixão motivou ajudar a outros. 0 que o Senhor Jesus fez para beneficiar outros não se limitou a ensinamentos espirituais. Ele também deu ajuda prática e saciou a fome de muitos.

Certo dia, usando cinco pães e dois peixes, ele alimentou 5.000 homens além de mulheres e crianças que ficaram ouvindo seus ensinamentos até anoitecer. Numa outra ocasião, com sete pães e dois peixinhos, alimentou 4.000 pessoas. “E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos. E, sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida para si. Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer. Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. E ele disse: Trazei-mos aqui. E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão. E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, doze alcofas cheias. E os que comeram foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças”. (Mateus 14:14-21 – 15:32-38) – Marcos 6:35-44 – 8:1-9).

Tratava-se de milagres, pois ele tinha o poder para isto. Jesus também salvou muitos doentes: Curou cegos, aleijados, leprosos e surdos. Ressuscitou morto.

“Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai à João o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho”. (Lucas 7:22)

Certo dia “aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo”. (Marcos 1:40-41) Jesus era movido por um forte desejo de ajudar as pessoas. Esses milagres era uma demonstração de seu amor pelos atribulados.

Jesus realizou a maior parte de seus milagres em público. Até mesmo seus opositores, que sempre procuravam encontrar uma falha nEle, não podiam contestar os milagres. (João 9:1-34). Alem disso, estes tinha um objetivo. Ajudava as pessoas a identificar o Jesus como o enviado por Deus. (João 6:14)

Ele mesmo afirmou: "Eu e o Pai somos Um" (João 10:30),"Quem me vê, vê ao Pai" (João 14:9), e "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." (João 14:6).

No entanto, essa não é a única maneira que Jesus pode influir em sua vida. Ele não era apenas um grande instrutor que ensinou o respeito do amor. Ele disse que tivera uma existência pré-humana como Filho Unigênito de Deus.

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou”. “E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse”. “Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos”. (João 1;14: 3;16 8;58: 17;5: 1 João 4;9)

Não apenas isso, mas Ele tem uma existência pós humana o que o torna ainda mais importante para você. A Bíblia diz que Jesus foi ressuscitado e está entronizado no Reino de Deus. “E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”. (Apocalipse 11:15).

Jesus disse: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento em ti, o Único Deus verdadeiro e daquele que enviaste, Jesus Cristo”. (João 17:3; 20;31).

De fato, absorver conhecimento de Jesus Cristo pode significar vida eterna no Paraíso. Como isso será possível? Por que não aprender mais sobre ele e ver como “o amor de Cristo nos compele” a imitá-lo? “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram”. (2 Corintios 5; 14). “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.

Infelizmente, com o tempo a palavra, “Cristão”, perdeu uma grande parte de seu significado e é geralmente utilizada para descrever alguém que é religioso ao invés de ser um verdadeiro seguidor renascido de Deus. O nascido do Senhor não depende de diplomas escolares, universitários, cargos ou de sabedoria humana, mas sim de tudo que do Alto vem como a experiência pessoal com o Espírito Santo. Ao nascer do Santo Deus, a imagem espiritual corrompida do primeiro Adão é apagada e ele assume a imagem espiritual santa, separada, do Segundo Adão, Jesus.

Centenas de religiões foram fundadas por homens e estão baseadas em filosofias, regras e normas de condutas feitas por homens. Se tirar os fundadores destas religiões de suas disciplinas e práticas de adoração, pouco será mudado. Mas tire Jesus Cristo de nossas vidas, então, não teremos nada. O Senhor Jesus não é apenas uma filosofia de vida, nem um padrão ético ou obediência a um ritual religioso. Ele é Deus.

((((Plínio))))

Redação em 21/02/2008 17:24:00

Plinio Luiz
Enviado por Plinio Luiz em 27/12/2008
Código do texto: T1355064
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.