Amor Resignado

Amor Resignado

Romanos 8:35

Quem nos separará do amor de Cristo?

I – Alusão

Estamos diante de um texto que nos mostra a verdadeira vitória para os que cedem ao amor de Jesus Cristo. O qual começa mostrando que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo, e termina com a determinação que nada nos separará do Dele. Mas é dado um imperativo – Ser crente nascido pela Palavra e o Espírito Santo.

A comunhão concreta com Deus é mais doce que o mel; uma criança pode sentar-se o dia inteiro ao lado da mãe atarefada, embora poucas palavras trocadas entre ambas pelo fator da mãe estar ocupada com os afazeres domésticos e a outra com os brinquedos, a mãe sabe que a sua criança está ali, em contra partida a pequenina reconhece que a sua mãe está velando por ela.

Assim acontece também com Jesus, que passa o dia inteiro ao nosso lado, e nós geralmente negligenciamos o seu amor e a sua companhia e nos sufocamos com os afazes do mundo presente.

II - Jesus foi ferido, mas não nos abandonou.

Zacarias 13:6

E, se alguém lhe disser: Que feridas são essas nas tuas mãos? Dirá Ele: São as feridas que com que feri na casa dos meus amigos.

Em um dia de outono, um crente viu uma águia ferida mortalmente por um tiro. Seus olhos brilhavam com um aro luminoso; ali vagarosamente ela virou a cabeça e voou para as alturas que era o seu domínio, mas agora lá em baixo estava à morte. A águia foi ferida por voar baixo demais.

A nossa alma muitas vezes é comparada com a águia quando voa baixo, e o inimigo a fere mortalmente. Conquanto que essa águia nos lembra Jesus, que deixou as regiões celestiais e veio ser ferido aqui na terra em conseqüência dos nossos pecados.

III – Providência Divina

“Quem não espera providencia, nunca terá providencia a esperar. Quem não coloca a vasilha na chuva nunca terá água”.

Jesus pagou a nossa divida diante do Pai Celestial, resgatando a paz que havíamos perdido através do primeiro pecado consumado por Adão e Eva. Hoje basta que qualquer criatura humana tome posse.

Colossenses 2:14

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contraria, e a tirou de nós cravando-a na cruz.

O apostolo Paulo inspirado em um evento que acontecia na sua época; que uma pessoa devendo a outrem e não quitando a divida, era comum as pessoas escreverem o nome do debito e a data em um pergaminho e logo após fixava na porta do devedor. Sendo retirado após a quitação.

Desta forma a divida pecaminosa que temos, Jesus pode retirar através do seu sangue que foi vertido na cruz do calvário.

Se víssemos um homem entrando e saindo de uma agencia bancária com um cheque nas mãos, por várias vezes em um dia, certamente que a sua entrada seria barrada. Quem vai a um banco e apresenta um cheque recebe o valor do mesmo.

Como o exemplo que apresentei agora, existe muitas pessoas que agem assim com a graça de Jesus Cristo. De forma que entram e saem das Igrejas Evangélicas abusando da bondade de Deus. Certamente que um dia o Senhor o barrará, e a Bíblia cita que ali haverá choro e ranger de dentes.

Lucas 13:28

Disse Jesus: Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas, no Reino de Deus, e vós lançados fora.

De uma maneira figurada a Graça (Favor feito a pessoa não merecida), e semelhante a um cheque que apresentamos a Deus e Ele nos condiciona a desfrutar da benção na Cidade Santa.

IV – O Sangue de Cristo e a Estética Espiritual

Lucas 22:64

E, vendando os olhos de Jesus feriram-no rosto, e perguntaram-lhe dizendo: Profetiza quem te feriu?

Isaias 53:5

Mas Ele foi ferido por nossas transgressões, e moído por nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

João 19: 34

Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

Conta-se uma parábola que um pintor havia descoberto um extraordinário tom para o vermelho que nenhum outro conseguia imitar. O segredo da sua cor morreu com ele.

Porém após a sua morte foi descoberto uma ferida no peito sobre o coração. Isso revelava o segredo inigualável da nova tonalidade.

O mesmo aconteceu com Jesus Cristo que entregou para humanidade a tonalidade vermelha do Seu Sangue a qual ninguém tem condição de imitar.

Hebreus 10:19-20

19 - Tendo pois, irmãos ousadia de entrar no santuário pelo Sangue de Jesus

20 – Pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela Sua carne.

No Evangelho segundo Mateus capitulo 27, narra à hora crucial do sofrimento de Jesus Cristo, o clímax da sua morte, momento que o véu do santuário foi rasgado de alto a baixo; contextualizando com a carta aos Hebreus 10:20 (Pelo novo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela Sua carne).

Mateus 27:51

E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras.

V – Epilogo

A vida espiritual é acompanhada de renuncia a toda inclinação da carne., em que devemos tomar o exemplo de Jesus Cristo e outros homens que deixaram os seus testemunhos na Bíblia para que a humanidade fosse edificada durante toda a história.

George Matheson - um pastor Escorces que foi acometido de uma cegueira fez a seguinte oração.

“Meu Deus nunca te agradeci por meus espinhos. Muitas vezes te agradeci pelas rosas; sempre sonhei com um mundo onde obteria uma compreensão pela cruz. Mas nunca pensei em minha cruz sendo a gloria do presente”.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Visite o site: http://www.missaoamerica.com.br