Belém Efrata

Belém Efrata

Miquéias 5:2

Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá àquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

I - Síntese

No começo se chamava Efrata uma das mais antigas cidades da palestina, ficando a 10 km, de Jerusalém, lugar onde nasceu o rei Davi e posteriormente Jesus Cristo. Hoje é conhecida pelo nome de Beit-lahm.

José e Maria tiveram que caminhar 110 km, da Galileia para Belém, por determinação de um recenseamento de Augusto Cesar.

Lucas 2:1

Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado.

Nenhum ser humano recebeu tantas profecias como aconteceu com Jesus Cristo, onde todos os livros Bíblicos estão em um só tema, que é o Messias prometido.

II – Belém

O vocábulo Belém significa – Casa de pão, ou lugar de comida.

Em diversas passagens encontramos Jesus operando maravilhas com o pão; e disse que era o pão da vida.

João 6:35

Disse Jesus: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede.

Nascido em uma cidade que recebe o nome de pão, ele é quem alimenta a fome e sede espiritual, sem falar que todas as coisas estão sustentadas em seu ser, e que toda a provisão humana parte da sua graça.

O profeta Moisés havia alimentado o povo com o pão material. Mas Deus hoje nos entrega o seu Filho amado para suprir todas as expectações que possam surgir no coração do homem

III – Pão Ázimos

Era feito somente com farinha e água, sem fermento, e cosido e porção de pouca espessura pequena. Não poderia ser cortado, mas repartido com os dedos.

Êxodo 12:15

Por sete dias comereis pães ázimos; logo ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas, porque qualquer que comer pão levedado, entre o primeiro e o sétimo dia, esse será cortado de Israel.

Mateus 26:26-27

26 - Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo.

27 - E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos.

Mesmo na Ceia do Senhor (em memória), o pão não dever ser cortado, e sim partido com os irmãos que aguardam participar do banquete espiritual para os que são salvos em Cristo.

IV – Pão da Proposição

Contavam-se doze pães, que representava as doze tribos de Israel; que eram apresentados quentes na mesa de ouro do Tabernáculo, a cada sábado.

Êxodo 25:30

E sobre a mesa porás os pães da proposição perante mim para sempre.

Aqueles pães só poderiam ser comidos pelos sacerdotes. Mas, Deus em certa oportunidade permitiu ao rei Davi juntamente com os seus valentes.

Mateus 12:3-4

3 - Disse Jesus: Acaso não lestes o que fez Davi, quando teve fome, ele e seus companheiros?

4 - Como entrou na casa de Deus, e como eles comeram os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem a seus companheiros, mas somente aos sacerdotes?

Nesses versículos, Jesus cumpriu a Lei, mostrando que o dia de sábado Ele estava em uma seara juntamente com os seus apóstolos e colheu algumas espigas de milho e os fariseus censuraram ao Senhor, esquecendo-se que o nosso salvador, o qual se ofereceu em sacrifício agradável a Deus, para resgatar a humanidade de uma grande destruição espiritual.

Jesus é o Pão da Vida:

• Não possuía deposito de alimentos – Mas alimentou cinco mil pessoas com apenas alguns pães e uns peixinhos.

• Não possuiu barco – mas andou sobre as ondas do mar da Galileia.

• Não foi escritor – Mas pregou o Evangelho por três anos, e a Bíblia traz grandes narrativas sobre a sua pessoa.

• Foi o maior homem de todos os tempos.

I Aos Coríntios 10:17

Pois nós, embora muitos, somos um só pão, um só corpo; porque todos participamos de um mesmo pão.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Visite o site: http://www.missaoamerica.com.br