Recomeço

A vida é uma dádiva de Deus. Não podemos deixar que ela se transforme em cacos. Mas quando isso acontece. . . Então é hora de rever algumas situações. Valores que foram se perdendo ao longo do tempo e da caminhada.

Quando quebramos uma peça de estimado valor, pensamos logo em juntar os cacos e tentar colar, recompor a peça. Mas nem sempre esta é uma tarefa fácil, pois algumas partes acabam se desfazendo e o que conseguimos são apenas remendos que permanecem inacabados.

Assim também é a vida, quando deixamos que as coisas aconteçam desordenadamente. Por isso, devemos de vez em quando, fazer uma faxina em nossas vidas. Assim, como se fôssemos arrumar a casa, mudar coisas de lugar, jogar fora o que pode ser descartável.

Buscar nos arquivos do nosso subconsciente as lembranças do tempo de criança, os sonhos e desencontros da adolescência, as ilusões da juventude e as esperanças que um dia acabam se perdendo. . .

Ensacolar as ofensas, o rancor, a indiferença, as palavras que não tivemos coragem de pronunciar, lançar tudo no lixo.

Tirar daquele cantinho a poeira acumulada, que tanto mal faz ao coração: as paixões camufladas, escondidas, os desejos reprimidos. Aquela mágoa que ficou, como se fosse uma pequena ranhura, mas que tanta dor nos causa.

Abrir o coração, como se abre a janela da casa para deixar entrar o ar puro, a claridade, a beleza de um novo dia, o cantar dos pássaros. . .

Talvez, tudo isso seja apenas cacos. Mas, antes que os mesmos se desfaçam como pó, temos que juntá-los pedaço a pedaço e colocá-los sobre a mesinha de cabeceira, que é o diálogo e a nossa capacidade de amar. Deus não faz lixo. Muito menos, caco. Assim, certamente estaremos dando um passo importante na busca do recomeço.

31/10/03

Wilcaro Pastor
Enviado por Wilcaro Pastor em 21/04/2006
Código do texto: T142862
Classificação de conteúdo: seguro