VIVER DE MODO DIGNO DO SENHOR

A FIM DE VIVERDES DE MODO DIGNO DO SENHOR, PARA SEU INTEIRO AGRADO, FRUTIFICANDO EM TODA BOA OBRA E CRESCENDO NO PLENO CONHECIMENTO DE DEUS."(Colossenses, 1:10)

-------------------------------------------------------------------

A metáfora do andar indica a conduta geral e o curso da vida. O ato de andar nos conduz a algum alvo, e sua própria natureza é a progressão. Andamos no tocante às exigências do evangelho, o qual se nos torna real no Espírito Santo: e o alvo é a vida eterna, a posse do reino celestial, a fim de que sejamos o que CRISTO É (Rm. 8:29) e compartilhemos de tudo quanto ele tem (Rm. 8:17)

"DIGO, PORÉM: ANDAI NO ESPÍRITO E JAMAIS SATISFAREI À CONCUPISCÊNCIA DA CARNE." (Gál. 5:16).

Por outro lado, uma importante nota chave das Escrituras é a palavra responsabilidade. O dom da vida requer de nós que gastemos e sejamos gastos com sabedoria. Assim, vamos examinar a nossa responsabilidade associada com o ato de andar, cujo resultado aponta para uma metáfora acerta da conduta da vida.

O ATEU DIZ: "Há boas evidências de que DEUS não existe, então

viverei para mim mesmo; e, se me inclinar a isso,

viverei um pouco para meus melhantes."

O AGNÓSTICO DIZ: "É extremamente difícil determinar se DEUS existe

ou não, pois há evidência contra e a favor dessa

suposição. Portanto, viverei para mim mesmo,

até que me seja data uma razão plausível para

não fazê-lo."

O POSITIVISTA LÓGICO DIZ: "Toda essa conversa e investigação

sobre a questão da existência de DEUS

é pura tolice pois sabemos que o único

conhecimento de qualquer valor que

podemos ter vem através da

percepção do sentidos: e é óbvio que

não podemos ter qualquer percepção de

DEUS.

Portanto, viverei para meus próprios

interesses e não desperdiçarei minha

vida preciosa em vãs especulações

Teológicas."

O DEÍSTA DIZ: "Apesar de haver boas razões para crer-se que tudo foi criado por algum poder supremo, de alguma maneira, o vasto universo que podemos ver com os nossos olhos, também há boas razões para acreditarmos que ele não está mais conosco, tendo abandonado sua criação, pois não há tanto mal e caos no mundo? Por que ele não faz alguma coisa acerca disso? É evidente, pois, que aquilo que fazemos deve ter feito tomando-se em conta somente os valores terrenos, pois DEUS nunca nos recompensará, e nem ao menos nos castigará."

MAS O TEÍSTA DIZ: "DEUS existe. Sei disso por observação e por experiência experitual: minha alma o reconhece, e não preciso de argumentos sutis. Minha alma tem comunhão com ele, não havendo boas razões para duvidar-se que tenha contínuo contacto com sua criação. Portanto, creio que ele recompensará aos bons e castigará aos maus:Assim sendo, viverei tendo DEUS em vista: minha vida física

será apenas a extensão da inquirição de minha alma por DEUS."

Logo é dever dos filhos de DEUS andar de "...MODO DIGNO DO SENHOR..." , isto é, em consonância com suas exigências, a fim de não lançar seu nome no opróbrio. Aqueles que anda de maneira digna de CRISTO, segue seu exemplo. A respeito, o apóstolo Paulo diz: "SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO".(1 Co.11:1)

Portanto, devemos dar atenção as questões a que o Senhor JESUS deu atenção, isto é, o que é eterno, e não o que é temporal. (2 Co. 3:18).

Nossa conduta deve estar de acordo com nossa associação e comunhão com CRISTO, ao qual professamos diante dos homens. É assim que entraremos nas glórias celestes, compartilhando da própria imagem de CRISTO. Não é sem razão que o apóstolo Paulo declara: "ROGO-VOS, POIS, EU O PRISIONEIRO DO SENHOR, QUE ANDEIS DE MODO DIGNO DA VOCAÇÃO A QUE FOSTE CHAMADOS". (Efé. 4:1).

Por um ângulo prático, concluímos que, fazer aquilo que é ordenado neste versículo, ou seja,

produzir frutos, agradar a DEUS, crescer espiritualmente, são coisas que caracterizam àqueles que conhecem a DEUS de maneira prática, ou seja:

"...CRESCENDO NO PLENO CONHECIMENTO DE DEUS"(Colossenses, 1:10)

Assim sendo;

- Conhecemos DEUS por intermédio do Filho, pois é ele quem revela DEUS.

"NINGUPEM JAMAIS VIU A DEUS; O DEUS UNIGÊNITO, QUE ESTÁ NO SEIO DO PAI, É QUEM O REVELOU." ( João, 1:18).

- Conhecemos DEUS quando executamos a sua vontade (João, 7:17). Desejas comprovar a

veracidade da doutrina? Cumpre a vontade divina, recebendo espiritualmente CRISTO, como teu salvador e Senhor. Em segundo lugar, cumpre a sua vontade diariamente. Dessa maneira é que te serão comunicados o conhecimento de DEUS, os seus propósitos e o teu destino.

- Conhecemos DEUS através de seu Espírito. Este revela todo o conhecimento espiritual. (Efé, 1:18). Se ele tiver tomado conta de ti, então abundarás no conhecimento do Pai.

- Conhecemos DEUS mediante a filiação, pois estás destinado a compartilhar de sua própria natureza (Efé. 3:19). Quando perceberes o que ele está fazendo em sua pessoa, transformando-te conforme a imagem de CRISTO, então aprenderás a respeito de DEUS.

"E A VIDA É ESTA: QUE TE CONHEÇAM A TI, O ÚNICO DEUS VERDADEIRO, E A JESUS CRISTO, A QUEM ENVIASTE". (João, 17:3).

FONTES: Bíblia Sagrada

Livro N.T. Interpretado

Wilson de Oliveira Carvalho

"Bem-aventurado seremos se dermos a CRISTO a preeminência, e se os nossos corações lhe derem o primeiro lugar, o último lugar, o lugar do meio, e todos os espaços vazios."

(Desconheço o autor)

Wil
Enviado por Wil em 09/02/2009
Código do texto: T1429715