A E L E I Ç Ã O DOS C O N V I D A D O S - LC. 14,12-14

Disse Jesus a quem o tinha convidado a uma festa - “ Quando deres um almoço ou jantar, não convides nem teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos, para não suceda que por sua vez eles te convidem e assim retribuam. Ao contrário, quando deres uma festa convide os pobres , os estropiados, os coxos, os cegos ; feliz serás porque não terão com que retribuir-te . Isso , porém, te será recompensado na ressurreição dos justos."

Neste Evangelho de Lucas vemos, pelas palavras de Jesus, como, realmente , não pensamos ou agimos da forma como Ele nos aconselha. É comum a retribuição de um favor, de um auxílio que nos propiciem, em alguns acontecimentos na nossa vida. E, realmente, a pessoa que prestou o favor, certamente, aguardará um gesto nosso de agradecimento, de reconhecimento e, nós, também, estaremos ansiosos por retribuir, como gesto de agradecimento.

Quando Jesus nos diz que tudo que for retribuído na terra não conta porque já foi retribuído. É claro que Jesus usou desta forma de colocação para demonstrar a realidade de maneira bem clara que, o essencial será para nós de maior proveito para o nosso espírito, para nossa alma, convidarmos, interessar-nos em ajudar os que têm menos condições nesta vida, os marginalizados por diversos estígmas : como o aleijado, o cego, o surdo, o mudo e tantos outros que pelas próprias dificuldades tornam-se pessoas que vivem à margem da vida, excluídos que são pela sociedade hipócrita e falsa, que os isola

de todo o esquema social ao qual aderem.

Diz, Jesus, que o que for feito por essa camada da sociedade é que tem valor, pois não podem retribuir . Mas, é preciso, que fique claro que o que Jesus quer nos informar e formar é que a caridade, o amor fraterno, deverão ser para todos, indistintamente, quando forem atos verdadeiros e puros, cheios do amor de Deus. A riqueza material às vezes transforma o rico numa pessoa cética, com visão voltada só para o material, ali está a sua satisfação e, é isso o que, justamente, Jesus quis demonstrar. A caridade deve ser praticada a quem a mereça como a quem não a mereça; depois de praticada, com sinceridade, será contada e registrada nos registros do céu, para quem as pratica como para os que as recebem. É na humildade que ela se realiza e produz seus efeitos eternos.

DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!! – Bene - ( b. g. j. ) Ctba.17/02/2009