Eclo(Sirac) 1,1-10; SL  94;    Mc 9,14-29

 

A liturgia de hoje, na sua 1ª. Leitura, no livro do Eclesiástico (Sirac) fala da origem impenetrável da Sabedoria. E o salmista canta: “Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor”.

O Evangelista Marcos narra com detalhes a cura do menino epilético e do seu Pai. Jesus com os três desceu da montanha e se aproxima do resto dos discípulos. Encontra-os discutindo com uns letrados ou doutores e cercados de gente que acorre surpresa e alvoroçada. Sobre o que discutem? Pode-se suspeitar que seja sobre alguma interpretação da lei ou sobre a pessoa e missão de Jesus, ou sobre exorcismos, se as palavras do pai são a resposta à pergunta de Jesus. Pelo visto os discípulos ensaiaram um exorcismo, sem resultado, apesar de terem recebido poder sobre espíritos imundos. (6,7).A doença do menino é descrita pelo pai e os sintomas são próprios da epilepsia.O pai apela titubeante à compaixão:”se podes, tem piedade”Jesus responde apelando à fé  como condição para curar-se.O pai pede mais fé.A fé é consciência do seu desamparo e  de seu dinamismo, e procura apoio em Jesus. Uma série de detalhes ressalta a grandeza do milagre, como a duração da doença, seus efeitos aterradores, a resistência. O exorcismo de Jesus consiste numa ordem soberana, eficaz e duradoura. O povo ao ver o menino como morto, duvida: Quem venceu no exorcismo, o demônio ou Jesus, a morte ou a vida? Porém Jesus acrescenta à palavra um gesto: o toque de sua mão que ergue, como se ressuscitasse um morto.

Nós, os batizados, somos seguidores de Jesus e temos o poder de realizar tudo e até mais do que Ele realizou,  precisamos no entanto viver em comunhão com Deus.Maria quer que estejamos também em comunhão com seu Filho Jesus, para que vivamos uma vida de oração, de santidade em família e na comunidade. Ela, como Jesus nos ensina a rezar, a ter uma vida de oração. Até o trabalho se desejarmos, pode ser oração.




http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1453402