RETENDO A VERDADE

A Bíblia é produto da Revelação de Deus a homens que Ele escolheu para escrever a Sua vontade e do Cuidado que Ele, na Sua perfeita justiça, teve ao longo dos séculos para que, em nossos dias, tenhamos um Texto Sagrado tão verdadeiro quanto os originais que foram escritos.

Em muitos textos que escrevo relacionado aos dogmas da igreja católica, sempre deixo a mesma mensagem: “me esconderam a verdade de Deus”.

Como católico, eu acreditava que tudo que eu praticava estava de acordo com a palavra de Deus e, estudando a Bíblia, constatei que muitos dos comportamentos reais que me foram ensinados são agradáveis a Deus. Contudo, percebi que me haviam ensinado muito pouca verdade sobre a vontade de Deus para o seu povo.

É verdade que a Igreja Católica não é a única igreja que tem práticas que nada se parece com o que guarda a Palavra de Deus. Muitas são as denominações evangélicas que nos dias de hoje possuem estruturas hierárquicas que não são encontradas nas Escrituras.

Muitas reuniões de adoração incluem cerimônias e atividades que não têm sua base na palavra de Deus. Muitas pessoas de várias confissões participam desse comportamento e pregam doutrinas que têm origem em seres humanos e não em Deus.

É imperativo que pensemos e que nos preocupemos com tudo isso. Quando não pensamos nisso é porque não valorizamos a palavra de Deus e nos deixamos levar pela emoção que leva o povo a aceitar interesses mesquinhos e materiais de muitos que estão por trás da Igreja Física que continua grande, mas doente por vários motivos. Inegavelmente, este é um dos motivos de que os incrédulos continuam cada vez mais afastados da Igreja de Jesus.

É triste observar como as descrições mais simples e humildes podem ser distorcidas pelos homens para criar cargas de importância com novas doutrinas dentro das igrejas. Algumas palavras são tão simples que seria difícil compreendê-las de forma errada, mas muitos religiosos conseguem!

Por tudo isso é estonteante ver quantas igrejas declarar pertencer a Cristo, mas suas práticas são diferentes umas das outras e diferentes da igreja que vemos no Novo Testamento, muito distante de Deus. Estas diferenças demonstram que, antes de honrarem a Cristo, estas igrejas estão longe dele. “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens”. (Mateus 15:8-9).

Entre os inúmeros pontos de divergências que existem entre igrejas, quero destacar o comportamento de Católicos Romanos em relação aos Evangélicos/Protestantes, quando se fala de Maria, a mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Poderia nesse momento discorrer sobre a doutrina do purgatório, o batismo de crianças, sobre o culto a criaturas, sobre o estado do homem na morte, sobre o Sacerdócio e intercessão de Cristo no santuário do Céu (Hebreus e Apocalipse falam muito disso), mas escolhi falar sobre a santa mãe de Jesus em relação à Bíblia.

Você deve estar se perguntando por que escolhi falar de Maria, mãe de Jesus. Nós evangélicos sempre demonstramos nosso carinho por Maria por sua dedicação, obediência a Deus e um exemplo de vida cristã e de humildade. Entretanto, os católicos praticam uma adoração à Maria, mãe do Nosso Senhor Jesus, dando a ela um maior destaque que a Cristo, completamente fora do contexto bíblico.

A verdade está somente na Bíblia. Mas o que nos relata a Bíblia em relação à Maria, mãe de Jesus?

Então vejamos:

A Palavra de Deus nos informa que Maria era uma moça piedosa e temente a Deus, que a escolheu para ser a mãe do nosso Salvador por Sua misericórdia e exclusiva decisão. Era ela uma mulher temente e obediente a Deus em vida. Considerando que a Bíblia Sagrada menciona a mãe de Jesus em apenas 29 passagens, na maioria das quais a ênfase é dada para diversos outros assuntos (16 vezes), que em sete passagens ela é apenas mencionada para assinar a sua presença ou participação na cena, e que em apenas seis vezes o texto sagrado menciona alguma manifestação verbal ou pensamento de Maria, pode-se perguntar:

1. De onde saiu o fabuloso volume de informações necessárias para os católicos definirem sua personalidade como sendo a:

1. Rainha dos apóstolos (a Bíblia refere apenas uma vez que tenha estado reunida com eles, no Pentecostes),

2. Nossa Senhora (literalmente, o feminino de nosso Senhor, que é Deus),

3. Medianeira de todas as graças, usurpando uma função que é de Jesus Cristo, nosso único Mediador. “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”. (1ª Timóteo 2:5),

4. Senhora do perpétuo socorro,

5. Senhora do bom parto,

6. Senhora dos aflitos,

7. Mãe da Igreja, etc.

2. De onde saiu a informação de que a Maria, mãe de Jesus teria sido elevada aos Céus pelos anjos, após sua morte?

3. Se Maria era obediente a Deus em vida como realmente foi, ainda que tivesse realmente sido ressuscitada e elevada aos Céus, teria ela mudado de atitude ao aceitar que homens lhe dessem uma função que é de seu Filho Cristo Jesus? Seria coerente que, ao ser premiada com a vida eterna, ela que antes era obediente a Deus, passasse a desobedecê-Lo em Sua presença direta, assumindo uma função como intercessora que não é sua, mas de Deus o Filho?

- Paulo deixou uma advertência: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.” (Romanos 1.25).

Maria é criatura. Cristo é Criador. “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam povos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado para Ele e por Ele.” (Colossenses 1.16).

Na verdade, de acordo com a Palavra de Deus, Maria está dormindo o sono dos mortos em sua sepultura enquanto aguarda a ressurreição dos justos, que acontecerá por ocasião da volta de Jesus, que virá buscar os salvos para levar-nos para a vida eterna.

Isto é coerente com o ensino bíblico a respeito do estado dos mortos. Veja, por exemplo, o que dizem as seguintes passagens:

- Eclesiastes 9:5-6 “Por que os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem cousa nenhuma, nem tão poucos terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em cousa alguma do que se faz debaixo do sol”.

Esta passagem nos diz que os vivos sabem que hão de morrer porque estão conscientes; os mortos não sabem cousa nenhuma porque estão inconscientes, dormindo o sono da morte, como Jesus disse em João 11, ao falar da morte de Lázaro.

- Eclesiastes 9:11 “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”.

Nesta outra passagem não há obra, nem conhecimento, nem sabedoria alguma; certamente esta não é a descrição de alguém ou algo consciente depois da morte, mas a descrição do nada que sucede à vida. Ir adiante disso é entrar no terreno diabólico do espiritismo.

- Eclesiastes 3:18-21 “Disse ainda comigo: É por causa dos filhos dos homens, para que Deus os prove, e eles vejam que são em si mesmos como os animais. Porque o que sucede aos filhos dos homens, sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; porque tudo é vaidade. Todos vão para o mesmo lugar, todos procedem do pó, e ao pó tornarão. Quem sabe se o fôlego de vida dos filhos dos homens se dirige para cima, e o dos animais para baixo, para a terra? ”.

Este versículo relata que muitos pensam que aquilo que a Bíblia designa como o “fôlego de vida” dado por Deus a Adão tenha sido a sua alma; mas a Bíblia, inspirada pelo Espírito Santo, a autorizada Palavra de Deus nos dias que este fôlego de vida, que transformou o boneco inerte de argila numa “alma vivente” (esta é a expressão de Gênesis 2:7), este fôlego de vida é apenas a capacidade vital, a capacidade de respirar, e que é a mesma para homens e animais.

Embora pareça ser surpreendente, esta é a verdade da Palavra de Deus, o que for além é superstição e ensinamento pagão.

Mas não precisamos ficar restritos a Eclesiastes; por toda a Bíblia perpassa a mesma idéia de que os mortos estão inconscientes até que sejam despertados pela ressurreição.

Para que possa entender melhor, deixo aqui duas perguntas finais para sua reflexão:

1. Se Maria está dormindo o sono dos mortos, e se são relatadas aparições suas por todo o mundo, e com freqüência cada vez maior, então quem poderia estar por trás desses fatos?

2. Quem teria interesse em usar a figura da mãe de Jesus, por quem todos os cristãos têm o maior respeito e admiração? Quem teria interesse em usá-la para criar fatos contrários aos ensinos das Escrituras?

Biblicamente falando, você refletiu bem sobre as duas perguntas?

A resposta você encontra lendo II Coríntios 11:14; Assim diz o Senhor: “... E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”.

A Bíblia diz que Jesus é o nosso Salvador e o único intercessor comissionado por Deus.

O ser humano homem/mulher realmente sincero que se entrega a Palavra de Deus, quando confrontado com a verdade, tendo investigado o que precisa saber e já não restando dúvidas, não discute com a Verdade, mas se entrega a ela. Esta foi a decisão que tomei há muitos anos.

Desejo a todos que aumentem seu conhecimento no Senhor, para que possa vê-Lo claramente em suas Palavras. Que tenha comunhão com Ele na oração e na meditação, para que encha seu espírito de santidade.

Finalizando, oro para que você se esforce para saber a vontade do Pai da Vida e para que você tenha a coragem de fazer tudo o que a palavra de Deus lhe revelar.

Peço que você também ore por mim para que eu possa crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, com quem temos imensa dívida que jamais seremos capazes de pagar.

Como auxiliares do Senhor retendo a verdade, nos encontraremos no céu, algum dia.

Que a paz esteja com você.

(((((Plínio)))))

Redação em 17/02/2009 10:27:00

Julgai todas as coisas, retende o que é bom - I Ts 5:21

Leia também:

Qual o papel de Maria na Bíblia Sagrada?

Maria, a Santa Mãe de Jesus na Bíblia

Verdade está somente na Bíblia

Plinio Luiz
Enviado por Plinio Luiz em 24/02/2009
Reeditado em 01/04/2009
Código do texto: T1454750
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.