OBREIRO MALDITO

O que é ser Obreiro?

O obreiro cristão é aquele que, uma vez tendo conhecido o Senhor Jesus Cristo, coloca-se à disposição da Igreja para trabalhar em prol da colheita espiritual. Ele ou ela trabalha na Igreja voluntariamente e, de uma forma ou de outra, se empenha em contribuir para a evangelização e conversão das pessoas ao Senhor Jesus Cristo.

“Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente” (Jeremias 48:10).

Refletindo Sobre este versículo, podemos facilmente concluir que o mesmo fala de fazer a obra do Senhor com negligência ou de maneira fraudulenta. O sentido é de não ser honesto e diligente no trabalho do Senhor. Ele condena o engano, a hipocrisia, a preguiça e a falta de zelo no serviço a Ele.

Deus tem dado aos Seus servos, nos dias de hoje, uma missão de misericórdia e amor. Mas o que devemos fazer? Devemos anunciar as boas novas que oferecem a salvação aos homens perdidos, para que possam evitar a condenação eterna e participar do privilégio da comunhão eterna com Deus. “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Romanos 12:18-19).

Todo o cristão fiel deve trabalhar incansavelmente. Todos os discípulos de Cristo são obreiros, cooperadores no trabalho dEle. Uma vez que compreendemos o sacerdócio de todos os cidadãos do reino de Cristo, entendemos que todos são obreiros. Isso é indiscutível.

Mas cuidado; tem obreiro que foi formado pela simpatia do pastor e que não estando preparada com o Espírito Santo, acaba tornando-se um obreiro maldito. O perigo de ser obreiros malditos não é apenas um problema de pastores e evangelistas. É um perigo que todos os cristãos enfrentam! Se formos negligentes, desonestos ou preguiçosos no nosso serviço a Deus, seremos condenados por ele.

Muita coisa acontece dentro das igrejas com pessoas que se dizem Obreiras; da prepotência, soberba à prostituição. E não falo de uma única igreja. Isso acontece em todas as igrejas evangélicas. A pessoa dentro da igreja se revela de uma maneira satisfatória aos olhos de Deus. Ao sair pela porta da igreja se transforma e passa a mentir, fumar, enganar, furtar, e até prostituírem-se.

Para atender o que Deus quer de Seus servos, a principio seria muito fácil fazer uma lista de obrigações principais, no mesmo estilo dos fariseus da época de Jesus, para identificar os servos diligentes e fiéis. Jesus orientou os apóstolos a ensinarem os discípulos a “guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mateus 28:19-10).

Em outra ocasião, Jesus disse: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15). O verdadeiro discípulo é conhecido pela sua obediência. O apóstolo João disse que sabemos que temos conhecido Cristo por isto: “se guardamos os seus mandamentos” (1 João 2:3).

Certamente seria mais fácil se tivéssemos uma lista de cinco ou dez itens essenciais, alguns atos externos e visíveis que garantiriam a nossa fidelidade como servos. Nosso comportamento, vestimenta e participação ativa da igreja do Senhor certamnte devem refletir a determinação de sermos obreiros aprovados.

Mas, Jesus não abordou a questão com uma simples lista de coisas que se deve ou não se deve fazer. A abordagem dEle é mais exigente. Ele quer um coração voltado a ele, e sabe que a pessoa assim dedicada ao Senhor buscará muito mais do que meras regras e normas de comportamento. O verdadeiro obreiro buscará compreender e absorver a mente do Senhor, deixando até seus pensamentos mais íntimos serem guiados pela vontade de Deus.

E esta busca não será fácil. Teremos que conhecer bem a palavra de Deus, dando prioridade ao estudo cuidadoso das Escrituras. E com o conhecimento vem a responsabilidade de aplicar o que aprendemos: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22).

Os servos fiéis não apenas seguem listas de regras, procuram andar como imitadores de Deus (Efésios 5:1). Como Jesus reflete a plena perfeição do Pai, os discípulos devem refletir a plenitude de Cristo (Colossenses 1:19; 2:9; Efésios 1:23; 3:19; 4:13).

Escolhemos entre dois caminhos. Podemos ser preguiçosos e negligentes, ou podemos nos esforçar como servos diligentes e dedicados. O primeiro caminho leva à maldição eterna. O segundo leva à bênção da comunhão eterna com Deus.

Que a paz esteja com você.

(((((Plínio)))))

Redação em 30/01/2009 17:00:00

Leia também:

Qual o papel de Maria na Bíblia Sagrada?

Maria, a Santa Mãe de Jesus na Bíblia

A Verdade está somente na Bíblia

Retendo a Verdade