Tempo da Quaresma.

Segundo o Dicionário dos Símbolos o número quarenta é o número da espera, preparação, provação ou do castigo. Nas histórias bíblicas os principais acontecimentos estão dentro deste número, como por exemplo: Davi reina quarenta anos (II Samuel, 5,4); Salomão igualmente (I Reis, 11, 42). A aliança com Noé acompanha os quarenta dias do dilúvio; Moises é chamado por Deus aos quarenta anos e passa quarenta dias no cume do Sinai; o povo do Egito peregrina quarenta anos no deserto até chegar à terra prometida.

Jesus é apresentado no templo quarenta dias após o seu nascimento; prega quarenta meses; passa quarenta dias no deserto em santa penitência, resistiu às investidas do demônio, jejuou o pão e se alimentou da palavra do Senhor; são quarenta dias em penitência para receber o cálice de sua Paixão e Morte; e quarenta dias depois de sua Ressurreição sobe aos céus.

Tempo de Quaresma é período de preparação a Ressurreição Pascal. Para religiosos é um período de profunda oração e conversão, tempo de fazer penitência, quando o jejum é muito bem vindo, para fazer uma purificação e entrar nos mistérios da Paixão e Morte de Cristo, que se encerrará com a sua Ressurreição.

Nosso Senhor Jesus Cristo nos dar todos os exemplos de fidelidade. Após seus quarenta dias de penitência, tendo sido tentado pelo inimigo dragão, o diabo, que em sua soberba, lhe oferece todas as riquezas do mundo, propondo que se ajoelhasse diante dele em adoração, mas Cristo a ele falou: Sai-te daqui satanás, só a meu Pai amarei!
 
Quão difícil é para o gênero humano ser fiel a princípios cristãos; quão difícil é negar a satanás em suas mais diversas seduções. A carne é fraca mais o espírito tem que ser forte para combater as vontades da carne, e esta fortaleza só se adquire com muita oração. Os desejos carnais são tão passageiros como o mundo é. A vontade do espírito é a mesma de Deus, esta não é passageira, é para sempre, porque nos dar vida eterna.
 
A vida nada mais é do que uma preparação para a eternidade, Deus nos dar oportunidades dia após dias para que possamos zelar sua palavra praticando o bem e nos voltando para seus mistérios. O tempo da Quaresma é uma nova oportunidade para a purificação e conversão.
 
Quem conhece o significado da Quaresma bem sabe que é tempo de sacrifícios, onde o inimigo de nossa salvação não dorme, tentando desviar a vontade divina que existe em nós com seduções e maquinações. Em tempo de Quaresma devemos aprender a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus Cristo, dessa forma, se aprenderá a tomar sua própria cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.
 
Quarenta é um número de força capaz de transformar o chumbo em ouro, a pedra bruta em um lindo cristal lapidado, transforma o pecado em arrependimento, as trevas em luz, a morte em vida eterna. Voltemos-nos para este mistério, retirando de nossos corações todo mau sentimento que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos e testificaremos o poder de Deus.