Festa de São José, Esposo de Maria, Mãe de Jesus.

              II Samue7, 4-5a.12-14a.16; Sl 88; Rom 4,13.16-18.22;Mt1,16.18-21.24a

 

                      A liturgia da Igreja celebra hoje a Festa de São José, o esposo de Maria, a mãe de Jesus. Santidade é o que inspira a figura de São José: homem justo, puro, casto, homem de fé. São José é aquele que guardou como pai, o Filho único de Deus. Homem a quem Deus confiou as primícias da Igreja. Deus encontra em José um grande colaborador; Nele realizou sua obra, confiou  a ele o que de mais precioso tinha: Maria e Jesus. O salmista canta: Eis que sua descendência durará eternamente.

                    São José cuida de Jesus e preocupa-se com tudo que diz respeito a ele. Embora não penetre totalmente no mistério das relações de Jesus com o Pai e não compreenda tudo quanto Jesus faz e diz, no entanto, deixa-se conduzir por Deus, com uma fé dócil e silenciosa. Intimamente unido a Maria e a Jesus, José realiza o plano de Deus. São José nos ensina a confiar na Palavra de Deus.

                   Em vida ele foi carpinteiro. Construiu portas para a comunicação. Sigamos o seu exemplo: ele é obediência em pessoa.

                   José é o provedor da casa de Nazaré, modelo de esposo e de pai. Homem fiel, prudente, considerado o padroeiro da Família e da boa morte.

                   Nós, batizados, procuremos ter a disponibilidade e a entrega de São José para que Deus possa realizar boas obras através de nós.

                    São José padroeiro do Estado do Ceará, rogai por nós, para que tenhamos bom inverno.




http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1494592