O PLANO DE DEUS PARA O CASAMENTO

.

O PLANO DE DEUS PARA O CASAMENTO

Pr. Abílio Carlos dos Santos

Efésios 5.31-33

31 – Eis porque deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne.

32 – Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à Igreja.

33 – Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.

O casamento foi instituído pelo próprio Deus. Sendo assim, os filhos de Deus que já casaram ou pretendem casar-se devem seguir o “Plano de Deus para o casamento”.

Eis aqui o texto de Gênesis 2.24, a afirmativa fundamental da parte de Deus com respeito ao casamento. ”Deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne”.

Aqui temos o ensinamento de Deus contra a poligamia e a promiscuidade.

Primeiramente deixar o lar. O moço e a moça estavam na casa dos pais, viviam com os pais até esse dia, mas agora com o casamento as prioridades e obrigações mudam e o cônjuge toma o primeiro lugar.

Segundo passo é a união do casal. Existe uma aliança, uma união. Novos laços, novas obrigações. Uma nova família que surge. O dever como filhos continua, não acabou, porém a lealdade e o relacionamento íntimo é o entre marido e mulher.

Uma só carne. Deve haver uma solidariedade no relacionamento de casados. É um compromisso singular e total.

Uma só carne, mas são duas pessoas diferentes – uma pessoa de duas cabeças – um gosta de azul e ela de lilás – um gosta de pescar e ela detesta cheiro de peixes – um dorme tarde e ela cedo – um fala pouco e ela muito...

Somos uma só carne, há dúvida disto. Mas, ao mesmo tempo, são duas pessoas diferentes. Aliás, completamente diferentes.

A unidade do casamento não anula em si a individualidade do homem ou da mulher.

Como proceder então? Reconhecer e respeitar a individualidade do marido ou da mulher é fator vital para um casamento feliz, onde um não precisa viver à sombra do outro.

Em Efésios 5.32 vemos que a Igreja é amada, cuidada e alimentada por Cristo. A Igreja é submissa, respeitosa e leal a Cristo.

E é nesse padrão de relacionamento que o versículo 33 nos traz a exortação do Plano de Deus para o casamento.

- O marido deve amar a esposa com amor sacrificial, o amor cristão.

- A esposa deve respeitar a liderança de seu marido com reverência, respeito e submissão.

Não esqueça que Deus não tirou um osso da cabeça de Adão, para que ela dominasse sobre ele, nem de seu pé para que ele dominasse sobre ela; mas tirou de debaixo do seu braço, para que ele a protegesse, de perto do seu coração, para que ele a amasse.

Amém!

.

abilicusvidanova@ig.com.br

Abilio Carlos dos Santos
Enviado por Abilio Carlos dos Santos em 21/03/2009
Reeditado em 21/03/2009
Código do texto: T1498253