LITURGIA DA PALAVRA (Missa do dia 29 de Março 2009

FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/liturgia/folheto

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DOMINGO 29/3/2009

ANIMADOR:

O quinto Domingo da Quaresma precede a Semana Santa e anuncia a hora de Jesus, na qual Ele será elevado da terra.

É uma imagem da crucificação e da ressurreição, o que possibilitou a Nova Aliança, inscrita não mais em tábuas de pedra, mas nos corações.

Preparemo-nos, pois, para celebrar a Semana Santa e para contribuir, por meio da coleta do próximo domingo, que é o Domingo de Ramos, com o gesto concreto da Campanha da Fraternidade.

Rezemos também pela Região Episcopal Brasilândia, que realiza sua peregrinação à Catedral da Sé, no ano paulino.

***

As leituras deste Domingo ajudam-nos na preparação para a Semana Santa, pois apresentam Cristo como centro da busca de todos os povos, representados pelos gregos, e anunciam a hora de Jesus, isto é, a sua Paixão, assumida obedientemente como caminho de glorificação. Isso mostra que a nova Aliança, inscrita nos corações e não em tábuas de pedra, se realizou por meio da Páscoa de Jesus.

PRIMEIRA LEITURA (Jr 31,31-34)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias

31 Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de

Israel e a casa de Judá uma nova aliança;

32 não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela

mão para retirá-los da terra do Egito, e que eles violaram, mas eu

fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor.

33 Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois

desses dias, diz o Senhor: imprimirei minha lei em suas entranhas,

e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão

meu povo.

34 Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu

irmão, dizendo: “Conhece o Senhor!”; todos me reconhecerão, do

menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e

não mais lembrarei o seu pecado.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

SEGUNDA LEITURA (Hb 5,7-9)

Leitura da Carta aos Hebreus

7 Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas,

com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da

morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus.

8 Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus

por aquilo que ele sofreu.

9 Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação

eterna para todos os que lhe obedecem.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

(CD CF 2009 Fx12)

Louvor e glória a ti, Senhor, * Cristo, palavra de Deus!

* Cristo, palavra de Deus!

Se alguém me quer servir, que venha atrás de mim;

* E onde eu estiver, ali estará meu servo.

EVANGELHO (Jo 12,20-33)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

T. Glória a vós, Senhor.

LEITURA PROFERIDA PELO CELEBRANTE:

Naquele tempo,

20 havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para

adorar durante a festa.

21 Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e

disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”.

22 Filipe combinou com André, e os dois foram falar com

Jesus.

23 Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem

vai ser glorificado.

24 Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai

na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se

morre, então produz muito fruto.

25 Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de

sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna.

26 Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará

também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o

honrará.

27 Agora sinto-me angustiado. E que direi? Pai, livra-me desta hora?

Mas foi precisamente para esta hora que eu vim.

28 Pai, glorifica o teu nome!” Então, veio uma voz do céu: “Eu o

glorifiquei e o glorificarei de novo!”

29 A multidão que lá estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão.

Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”.

30 Jesus respondeu e disse: “Esta voz que ouvistes não foi por causa

de mim, mas por causa de vós. É agora o julgamento deste mundo.

31 Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32 e eu, quando for

elevado da terra, atrairei todos a mim”.

33 Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer.

- Palavra da Salvação.

COMENTÁRIO DA LEITURA PROFERIDA:

Já estamos no quinto domingo da quaresma. Estamos nos aproximando da Semana Santa, a semana da Glória do Senhor. Semana em que Jesus, ao ser elevado da terra, nos atrai para si.

No evangelho de hoje, Jesus está na cidade de Jerusalém, em meio a uma grande multidão que o procura. Alguns gregos pedem ajuda ao discípulo de Jesus, pois querem ver Jesus de perto. Achavam que com o auxílio de Filipe e André, seria mais fácil aproximar-se do Mestre.

Certamente os apóstolos devem ter discutido entre si, se atenderiam ou não ao pedido daqueles homens. Não eram judeus por isso, eram considerados impuros. Deveriam ser mantidos à margem da sociedade.

Jesus percebendo a intenção dos seus discípulos, resolve mostrar para todos que veio para unir. Quis mostrar que no seu Reino não existe espaço para divisão, nem distinção de raça, nação ou cor.

Jesus vai direto ao assunto. Quer que todos entendam que está falando de si próprio. "Se o grão de trigo que cai na terra não morrer, continua sendo somente um grão de trigo, nada mais"- diz Ele.

Com essa comparação Jesus quer dizer que Ele é o trigo. Ele é a Semente que deve morrer para poder ressuscitar, germinar, florir e produzir o fruto da salvação da humanidade.

O grão de trigo simboliza também a nossa vida cristã. A semente que existe em cada um de nós, não foi feita para ser guardada. Tem que se transformar, tem que morrer para então explodir e reviver.

Não adianta tentar preservar eternamente. Quem tentar guardá-la, vai perdê-la. A semente tem seu período de fertilidade. Por melhor que seja a embalagem, mesmo estando hermeticamente fechada, um dia vai perder a validade e irá deteriorar-se.

O evangelho de hoje nos lembra que estamos vivendo a Campanha da Fraternidade. Aqueles gregos, pediram ajuda, queriam ver Jesus e receberam Dele uma recepção igual, ou melhor, do que aquela reservada aos judeus.

Aproximação! Esse é o apelo que Jesus nos faz hoje e sempre. Mais do que nunca, é preciso aproximar-se e dar as mãos. É preciso mortificar-se para levar vida aos irmãos sem distinção de raça, classe social, idade ou religião.

"Se alguém quer servir, siga-me e se alguém me serve, meu Pai o honrará". Mas como servir a Jesus, onde encontrá-lo? A resposta Ele mesmo nos deixou; no próximo, no deficiente! Esse é o preço da glória. Através do irmão, no ato de servir, e no doar-se, recebemos as honras do Pai. Como é bom receber honras e ser glorificado.

Isso é o que mais queremos, no entanto, nos sentimos angustiados, com medo de morrer por essa causa. Mas o que fazer? Como pedir ao Pai para livrar-nos dessa hora, se foi justamente por causa dessa hora que também nós viemos?!

Coragem, não estamos sós! Jesus caminha conosco, nos ampara, fortalece e dá sentido, até mesmo, ao próprio sofrimento.

FONTE: www.miliciadaimaculada.org.br

jorgelorente@ig.com.br – 29/março/2009

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 23/03/2009
Reeditado em 27/03/2009
Código do texto: T1500866