Budismo: Libertando a Mente

Você já viu um pedreiro derrubando uma parede? Ele desfere contra ela vários golpes, usando marreta ou martelo. Se a parede for frágil, será destruída rapidamente. As paredes resistentes duram mais, porém mediante a repetição dos golpes acabam cedendo.

Você já ouviu a expressão “meus pensamentos estão martelando minha mente”? O que de fato acontece nessas ocasiões?

As pessoas não dão muita importância para um simples pensamento, não reconhecem neles nada capaz de causar grandes danos. Sabemos que um único golpe de marreta não arruína uma parede, mas se os golpes forem repetidos podem enfraquecê-la e, por fim, arruiná-la. Cultivar pensamentos negativos é como espancar o próprio corpo. Espancamos nosso corpo por décadas ou por toda a vida, e depois achamos que são “imprevistos”, doenças inesperadas, envelhecimento precoce e mortes prematuras.

Herdamos este corpo de nossos ancestrais. Por causa disto, alguns têm tendência genética desconhecida para determinadas doenças. É só uma tendência, mas por que nos marretamos diuturnamente “quebramos” a resistência do corpo e ativamos lenta e silenciosamente esta tendência genética, que, do contrário, ficaria adormecida por toda a existência, sem nos importunar.

Hoje mesmo já desferimos incontáveis golpes contra nosso coração, pulmões, rins, fígado, contra o cérebro e todas as células do corpo... Pensamentos raivosos, tristes e temerosos, por exemplo, alteram os batimentos cardíacos, tornam a respiração ofegante, provocam tremores,suor frio e ranger de dentes. Estes são os sintomas visíveis da violência mental cometida, contudo, não vemos o que acontece na intimidade do corpo.

Qualquer parede cede a partir do ponto mais fraco, onde é mais vulnerável. Na intimidade de nosso corpo, onde os olhos não alcançam, podemos ter células ou órgãos fragilizados, não dá para adivinhar, entretanto, é possível as pessoas viverem saudavelmente por que cultivam bons pensamentos e afastam pensamentos negativos, não ativando uma eventual “má herança genética”.

Quem ensina às crianças e jovens sobre isso? Quase ninguém. Por isso, quando adultos acreditamos que doença e saúde sejam mera questão de sorte ou azar e que todos morrem quando “é da vontade de Deus”. Quantas crianças, jovens, adultos e idosos marretam-se com pensamentos pessimistas, cheios de raiva, medo ou tristeza? O que resultará disto?

Precisamos cessar essa violência que cometemos contra nós mesmos. Os maus pensamentos são péssimos conselheiros, sempre induzem- nos ao erro, roubam- nos tudo, e por fim não nos poupam a saúde, nem a própria vida.

Precisamos ser mais generosos conosco. Ao protegermos a mente, cuidamos de nosso corpo como se fosse uma jóia raríssima, de inestimável valor, que com descuido podemos facilmente perder...

Refugie-se no silënco, respire profundamente, conte até dez, contemple sua respiração, recomece a contagem e relaxe. É assim que se protege e purifica a mente dos pensamentos excessivos.