6ª. Feira da 4ª. Semana da Quaresma

                                Sabedoria  2,1a.12-22 ;Sl 33; Jô 7, 1-2.10.25-30

 

                  Vimos na 1ª. Leitura que os justos não estão seguros. São presos e condenados a uma morte infame. Também hoje é assim: Cada vez mais confiamos menos naqueles que colocamos no poder para nos dar segurança. Eis o porquê da CF 2009. Jesus o justo dos justos traria a verdadeira segurança. No salmo 33, canta o salmista: Do coração atribulado está perto o Senhor! É o consolo dos justos saber que o Senhor é nossa força e está perto dos corações contritos.

                No Evangelho vimos que Jesus sobe a Jerusalém às escondidas. “Não é este aquele a quem procuram tirar a vida?”. O que os Judeus sabiam de Jesus? Segundo a carne e a figura humana que ele havia assumido, o Senhor tinha, pois, razão de dizer: ”Vós me conheceis e sabeis de onde sou”.Ao passo que, segundo a  sua divindade, “não é de mim mesmo que eu vim. . .” O que equivale a dizer: “Vós me conheceis e não me conheceis; ou melhor, sabeis de onde sou e não sabeis .Jesus  era conhecido em tudo que se referia à sua humanidade... ao passo que, segundo a sua divindade...*(Santo agostinho).

                  Os judeus não sabiam nada, absolutamente nada sobre Jesus. Jesus diz: aquele que me enviou é fidedigno. Na pessoa de Jesus está toda Fraternidade. Como seremos justos se não amamos? Se não amamos não haverá paz. Se não há respeito entre os membros da família, da sociedade, como vamos exigir que haja respeito no Senado, na Assembléia, na Câmara, nos órgãos públicos? Devemos estabelecer limites e respeitá-los. Por conta da inveja ainda hoje o justo é perseguido em cada um de nós, os batizados. Deverá haver um processo contínuo de mudança de comportamento.

                  O fruto da justiça “A Paz” nasce da fé e está no coração de cada um de nós.

                  Rezemos por todos aqueles que deveriam nos garantir a Segurança pública. 


http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1508932