A PRIMEIRA ESCOLA

“O lar é a escola primeira”- com este pensamento , André Luiz nos chama à uma reflexão sobre procedimentos que devemos observar, quanto ao convívio familiar. Tal é a grandeza e a profundidade desse pensamento, que nos leva à conclusão de que a nossa casa, é um educandário, que deve prevalecer acima de tudo; o bom senso, a concórdia, o amor, a tolerância, o respeito mutuo entre seu membros, como disciplinas de elevação espiritual.

"O ambiente em que vivemos é projeção da nossa mente.”- Espírito Amigo. Então como está sua mente em relação a sua própria vida, a família, aos seus irmãos, aos seus pais? Como anda a sua vida? Ela está do jeito que você queria? A situação em sua casa está do jeito que você sempre quis? Tudo em perfeita ordem? No mundo Espiritual existe uma ordem e a Verdadeira Paz começa quando essa ordem é seguida.

A infelicidade surge em nossa vida quando deixamos de seguir essa ordem. Essa ordem existente no mundo da Espiritualidade é semelhante à ordem existente num lar, onde cada membro está no seu devido lugar, desempenhando perfeitamente a própria função: o pai como pai, a mãe como mãe, o filho como filho, o marido como marido, a esposa como esposa e assim por diante... A infelicidade no nosso lar surge quando nós quebramos a seqüência dessa ordem e começamos a defender cada um por si, apenas o próprio interesse, sem nos importarmos com os outros. É cada um querendo fazer prevalecer a sua autoridade, seus desejos, suas vontades, o seu ego (sua individualidade).

O filho querendo assumir o lugar do pai, o pai querendo fazer prevalecer sua autoridade e assim vai. “Somos livres para seguirmos nosso caminho”. Cristo nos ensinou; “Conheceis a Verdade e a Verdade vos tornará livre”. Qual é a verdade? O homem é Filho de Deus. Qual é a liberdade? A verdadeira liberdade consiste em termos a plena consciência de que somos Filho de Deus, que tudo podemos, tudo sim. Desde que estejamos agindo de acordo com a Sua vontade. E qual é a vontade de Deus? Que sejamos felizes, respeitando, amando, aprendendo a ser tolerante consigo e com o próximo!

Devemos deixar que Deus se manifeste através de nós. Quando agimos colocando Deus em primeiro lugar, ou seja, o que é prioritário, o que é essencial em nossa vida. E assim as coisas que nos serão necessárias aparecerão de acordo com a necessidade de cada um no momento exato. Se nossa vida é extensão da vida de Deus, então somos diretamente ligados a Ele. Estando ligado a Deus, não há como viver infeliz, não há porque nem para que viver infeliz. Se isso acontece em nossa vida é porque estamos nos desligando nos separando da grande força criadora, da energia que rege o universo, de Deus. Isso é quebrar a ordem existente entre o mundo Espiritual e físico. Quando nós saímos da sintonia da vibração do Amor vinda de Deus. Deixamos nossa mente ser levada por ilusões, (é quando os espíritos obsessores se deleitam tornando assim nossa vida infeliz). E sendo nossa mente quem direciona a nossa vida... Como já vimos se concretizar aquilo que pensarmos.

= 2 =

E se está acontecendo algo errado é porque algo está errado em nossa mente. Jesus nos alerta quando nos diz que devemos "ORAR E VIGIAR". Se afastar de Deus, é estar com a mente ausente. Quando a mente está ausente, a pessoa olha, mas não vê, ouve, mas não escuta.. O Divino Mestre nos deixou um legado sobre a caridade universal quando disse: “Amarás a Deus sobre todas as coisas” e “Amarás a teu próximo como a ti mesmo.”

Temos natural talante em amar e fazer o bem a toda a humanidade, mas muitas vezes nos esquecemos que nós somos parte da humanidade e o nosso próximo mais próximo está dentro de nossa própria casa.

A família é a primeira e uma das mais importantes instituições que conhecemos em toda a nossa existência. O que aprendemos lá é o que levaremos para nossa vida. Se em casa as coisas não estão do jeito que queremos, o pai açulado pelo vicio do álcool, a mãe grassada pelo orgulho e vaidade, o irmão se envolvendo com drogas, a irmã entregue a prostituição...” Não retenhas com amarras de ódio ou ressentimentos tua família”- nos orienta Joanna de Angelis. É lá que devemos manifestar o nosso verdadeiro e maior Amor.

É na família que devemos em primeiro lugar abrir o canal para manifestar Deus. Sejamos o canal para que Deus se manifeste em nossa casa. Vamos abrir os olhos da mente e vejemos nossos familiares como filhos de Deus, assim como nós. Perfeito, harmonioso, puro, imaculado. Nossa missão neste plano terrestre é grandiosa. O bom Deus nos colocou nesse lar é porque temos todo o Amor que é necessário para transformar a nossa casa em um lar de infinita harmonia.

Façamos uma reflexão:

Qual foi a última vez que olhamos nos olhos de nossos pais, sem pensar em pedir nada em troca e dissemos – EU TE AMO!!! Obrigado por serem meus pais! Qual a última vez Ontem? Seis meses atrás? Um ano atrás? Ou será que nunca dissemos? “O amor que não se manifesta em atos é falso amor”- Pensamento japonês.

Sabemos que amamos os nossos pais, mas de que nos adianta saber que ama se não dissermos que os amamos? Lembremos dos ensinamentos de Paulo em sua carta apostólica ( I Timóteo, 5: 4.) “! Aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família e a recompensar seus pais, porque isto é bom e agradável diante de Deus.”

Irmãos vamos transformar nossas vidas... Façamos uma reforma intima em nosso próprio pensar e agir. Elevemo-nos espiritualmente a todos os que compartilham conosco das mesma venturas terrena. Não deixemos de agradecer ao Senhor dos senhores a oportunidade que nos é dada. Devemos praticar a caridade sincera em nosso lar. Pratiquemos a leitura do Evangelho constantemente. Vamos instituir o culto domiciliar. São atitudes como essas que temos de cultivar em nossa Escola Primeira.

Nicácio da Silva
Enviado por Nicácio da Silva em 05/04/2009
Reeditado em 27/04/2009
Código do texto: T1523474
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.